Between the classroom, the river and the cyberspace:
technologies as educational and environmental conservation resources in the Amazon
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS17Abstract
The purpose of this article is to understand the limits and possibilities of environmental education schools in riverside actions in the Amazon region within the scope of the Citizen Science Project for the Amazon (CSPA). At the methodological level, it is characterized as a qualitative, exploratory and descriptive research, adopting a semi-structured interview as the main strategy for data collection and construction, with the participation of students from riverside and indigenous communities. As a result, the observation of a technology in addition to different meanings and functions, such as: a sociability tool, a means to carry out research and search for information, resources related to environmental conservation actions.
Downloads
References
ALVES, Taíse dos Santos. Território pesqueiro. Entre terra, água e educação. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 5, n, 10, p. 31- 41, 2018.
ANDRADE, Daniel Fonseca de. Implementação da educação ambiental em escolas: uma reflexão. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande do Sul, v. 4, p. 47-50, out./dez. 2000.
BRASIL. Conselho Nacional do Ministério Público. Revista do CNMP: água, vida e direitos humanos. Brasília: CNMP, 2018.
BERTOLDO; Aroldo Luiz; MILL, Daniel. Tecnologia. In: MILL, D. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas: Papirus, 2018.
BONFIM, Samela Cristina da Silva. Entre a sala de aula, o rio e o ciberespaço: tecnologias como recursos educativos e de conservação ambiental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004.
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
GAMA, Antônia do Socorro Pena da. Educação ambiental e a construção da sustentabilidade na região de várzea de Santarém (PA) – Brasil. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2016.
GOHN, Maria da Gloria. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009.
ICTIO. La aplicación para registrar observaciones de peces en la Cuenca Amazónica. Ithaca: WCS, 2020.
INPE. A estimativa da taxa de desmatamento por corte raso para a Amazônia Legal em 2019 é de 9.762 km², 2019. Disponível em: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=5294
INPE. Inpe: desmatamento na Amazônia Legal tem aumento de 21,97% em 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-11/desmatamento-na-amazonia-legal-tem-aumento-de-2197-em-2021
JACOBI, Pedro. Sustentabilidade e práticas educativas. Revista brasileira de educação Ambiental. Brasília, 2004.
LOUREIRO, Carlos Frederico. Educar, participar e transformar em educação ambiental. Revista brasileira de educação Ambiental. Brasília, 2004.
OKADO, Giovanni H. C; QUINELLI, Larissa. Megatendências Mundiais 2030: e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS): uma reflexão preliminar sobre a “nova agenda” das Nações Unidas. Goiânia, 2016.
PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis, Vozes: Rio de Janeiro, editora PUC-Rio: 2016.
PNUD. Relatório do Desenvolvimento Humano 2019. New York: UN Plaza, 2019.
PRONEA. Programa Nacional de Educação Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2ª ed. Brasiliense, São Paulo. 2009.
RODRIGUES, Gelse; COLESANTI, Marlene. Educação ambiental e as novas tecnologias de informação e comunicação. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 51-66, 2008.
SAPOPEMA. Mapeamento, diagnóstico e análise dos acordos de pesca do Baixo amazonas. Santarém, Pará. 2021. Disponível em: www.sapopema.org/relatorios. Acesso em 12 de julho de 2021.
SCHMIDT, Luiza. Educação ambiental: balanço e perspectivas para uma agenda mais sustentável. Lisboa: ICS. Imprensa de Ciências Sociais, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.