Between the classroom, the river and the cyberspace:

technologies as educational and environmental conservation resources in the Amazon

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS17

Abstract

The purpose of this article is to understand the limits and possibilities of environmental education schools in riverside actions in the Amazon region within the scope of the Citizen Science Project for the Amazon (CSPA). At the methodological level, it is characterized as a qualitative, exploratory and descriptive research, adopting a semi-structured interview as the main strategy for data collection and construction, with the participation of  students from riverside and indigenous communities. As a result, the observation of a technology in addition to different meanings and functions, such as: a sociability tool, a means to carry out research and search for information, resources related to environmental conservation actions.

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Author Biographies

Samela Cristina da Silva Bonfim, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo, Especialista em Docência do Ensino Superior, Mestre em Educação (PPGE/UFOPA), Doutoranda no PPGSND-UFOPA, Professora de Comunicação Social - Jornalismo no IESPES, Co-fundadora do Laboratório de Comunicação Amazônia e coordenadora da Agência SWB Comunicação e Marketing.Atuou como repórter na TV Tapajós - afiliada à Rede Globo no Oeste do Pará entre 2014 e 2019. Tem experiência na área de Comunicação, ênfase em Jornalismo Televisivo e Digital. É consultora da Sapopema e do Projeto Saúde e Alegria.Áreas de interesse: tecnologias digitais e impactos no jornalismo tradicional, tecnologias para educação ambiental, recursos digitais como instrumentos de monitoramento dos recursos naturais na Amazônia, direitos humanos, atuação de populações tradicionais na conservação do ecossistema e relação homem, meio ambiente, sociedade e desenvolvimento.

Gilson Cruz Junior, UFOPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA). É membro do comitê científico do grupo de trabalho temático "Comunicação e Mídia" do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência nas áreas da Educação e Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, Formação Docente e Currículo, e Tecnologias Educacionais.Também atua com as seguintes temáticas: Formação profissional; Identidades e subjetividades docentes; Práticas de ensino; Interfaces entre Cultura Lúdica e Cultura Digital; Mídia-Educação (Física); Culturas Juvenis; Tecnologias de informação e comunicação em contextos educativos formais e não-formais. Foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) com estágio de Doutoramento realizado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal. Atualmente, é membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/UFOPA, integrante do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LABOMIDIA/UFSC), do grupo de pesquisa EDUMIDIA/UFSC, além de líder do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Cultura, Comunicação e Educação (LINCCE/ICED/UFOPA).

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Published

2024-06-06

How to Cite

Bonfim, S. C. da S., & Junior, G. C. (2024). Between the classroom, the river and the cyberspace:: technologies as educational and environmental conservation resources in the Amazon. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS17