Entre el salón de clases, el río y el ciberespacio:

las tecnologias como recursos educativos y de conservación Ambiental en la Amazonía

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS17

Resumen

El objetivo de este artículo es comprender los límites y posibilidades de las tecnologías en acciones de Educación Ambiental en escuelas ribereñas de la región amazónica en el ámbito del Proyecto Ciencia Ciudadana para la Amazonía (CCPA). A nivel metodológico se caracteriza por ser una investigación cualitativa, de carácter exploratorio y descriptivo, adoptando la entrevista semiestructurada como principal estrategia de recolección y construcción de datos, con la participación de estudiantes ribereños e indígenas. Como resultado, observa que la tecnología ha asumido diferentes significados y funciones, tales como: herramienta de sociabilidad, medio para realizar investigaciones y búsqueda de información, así como recurso aliado en acciones de conservación ambiental.

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Biografía del autor/a

Samela Cristina da Silva Bonfim, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo, Especialista em Docência do Ensino Superior, Mestre em Educação (PPGE/UFOPA), Doutoranda no PPGSND-UFOPA, Professora de Comunicação Social - Jornalismo no IESPES, Co-fundadora do Laboratório de Comunicação Amazônia e coordenadora da Agência SWB Comunicação e Marketing.Atuou como repórter na TV Tapajós - afiliada à Rede Globo no Oeste do Pará entre 2014 e 2019. Tem experiência na área de Comunicação, ênfase em Jornalismo Televisivo e Digital. É consultora da Sapopema e do Projeto Saúde e Alegria.Áreas de interesse: tecnologias digitais e impactos no jornalismo tradicional, tecnologias para educação ambiental, recursos digitais como instrumentos de monitoramento dos recursos naturais na Amazônia, direitos humanos, atuação de populações tradicionais na conservação do ecossistema e relação homem, meio ambiente, sociedade e desenvolvimento.

Gilson Cruz Junior, UFOPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA). É membro do comitê científico do grupo de trabalho temático "Comunicação e Mídia" do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência nas áreas da Educação e Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, Formação Docente e Currículo, e Tecnologias Educacionais.Também atua com as seguintes temáticas: Formação profissional; Identidades e subjetividades docentes; Práticas de ensino; Interfaces entre Cultura Lúdica e Cultura Digital; Mídia-Educação (Física); Culturas Juvenis; Tecnologias de informação e comunicação em contextos educativos formais e não-formais. Foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) com estágio de Doutoramento realizado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal. Atualmente, é membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/UFOPA, integrante do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LABOMIDIA/UFSC), do grupo de pesquisa EDUMIDIA/UFSC, além de líder do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Cultura, Comunicação e Educação (LINCCE/ICED/UFOPA).

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Publicado

2024-06-06

Cómo citar

Bonfim, S. C. da S., & Junior, G. C. (2024). Entre el salón de clases, el río y el ciberespacio: : las tecnologias como recursos educativos y de conservación Ambiental en la Amazonía. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS17