Práticas investigativas na Educação Infantil

Uma metapesquisa focalizada em teses e dissertações (2012-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO07

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma metapesquisa desenvolvida com intuito de analisar teses e dissertações que abordam práticas investigativas na Educação Infantil no período de 2012-2022. A amostra é composta por 18 estudos extraídos do Banco de Teses e Dissertações da CAPES, sendo que estes foram submetidos a um processo de leitura sistemática, a fim de identificar a abrangência das investigações, as concepções teóricas e as escolhas metodológicas das pesquisas. A análise dos dados infere que não há uma unicidade em torno dos pressupostos teóricos que fundamentam o material analisado. No entanto, identificam-se cinco grandes tendências epistemológicas: I) Construtivismo; II) Sociointeracionismo; III) Abordagens Italianas de Educação Infantil; IV) Sociologia da Infância; V) Pedagogia de Projetos. Em relação aos aspectos epistemedológicos, hegemonicamente, os estudos são qualitativos, predominando, a pesquisa-ação, estudo de caso e pesquisa experimental. Detecta-se ainda uma pluralidade de instrumentos de geração de dados para o corpus dos estudos. Por fim, salienta-se que evidenciar a heterogeneidade de fundamentos e posicionamentos em relação ao campo de estudo, elucidando aspectos convergentes e divergentes, é necessário para a continuidade da pesquisa proposta, uma vez que evidencia possíveis lacunas e tensões existentes.

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Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu/UPF, na Linha de Pesquisa 2: Processos Educativos e Linguagem. Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC/CAPES II). Integrante dos Grupos de Pesquisa "Educação Científica e Tecnológica (UPF)" e "A Representação do Olhar da Criança sobre a Escola de Educação Infantil" (UNIVATES). Mestre em Ensino (UNIVATES, 2018), Especialização em Educação e Saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (IFSul, 2022) e Graduado em Pedagogia (UNIVATES, 2016). Professor nas redes públicas de Arroio do Meio/RS e Lajeado/RS. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Educação Infantil. Práticas de Ensino. Ensino por Investigação.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Bolsista produtividade CNPq, atuando como orientadora de Mestrado e Doutorado nos programas de pós-graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo. Graduada em Matemática com habilitação em Física, Especialista em Educação Matemática, Especialista em Ensino de Física, Mestre em Educação (UPF), Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) com estudos na Universidad de Alcalá de Henares - España e Estágio pós-doutoral na Unversidad de Burgos - España (2017-2018). Professora de Física da Educação Básica de 1990-2002 e atualmente professora Titular III da Universidade de Passo Fundo (1993- ), vinculada à Área/Departamento de Física. Atuou como coordenadora da UPF Editora, Curso de Física-L, Área de Física, Pibid/Física e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Cientifica e Tecnológica - GruPECT, investiga os processos de ensino/aprendizagem e​ a​ formação de professores, especialmente ​n​​as temáticas ​associadas a Metacognição, Afetividade, Aprendizagem Significativa, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ensino por Investigação e Estratégias de Aprendizagem/Ensino. Coordena convênios internacionais e integra a Red Internacional de Investigación en Ensenãnza de las Ciencias - RIEC. Revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Editora Adjunto da Revista Espaço Pedagógico e da Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática. 

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Licenciado em Matemática LP (UPF). Licenciado em Física (UFSM). Especialista em Física (UPF). Mestre em Ensino de Física (UFRGS). Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Atualmente é professor da Universidade de Passo Fundo e professor de física e matemática na Educação Básica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, astronomia, aprendizagem significativa, formação de professores e ensino de ciências na educação básica

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

Lorenzon, M., da Rosa, C. T. W., & Darroz, L. M. (2024). Práticas investigativas na Educação Infantil: Uma metapesquisa focalizada em teses e dissertações (2012-2022). Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO07