Práticas investigativas na Educação Infantil
Uma metapesquisa focalizada em teses e dissertações (2012-2022)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO07Resumen
Neste artigo, apresenta-se uma metapesquisa desenvolvida com intuito de analisar teses e dissertações que abordam práticas investigativas na Educação Infantil no período de 2012-2022. A amostra é composta por 18 estudos extraídos do Banco de Teses e Dissertações da CAPES, sendo que estes foram submetidos a um processo de leitura sistemática, a fim de identificar a abrangência das investigações, as concepções teóricas e as escolhas metodológicas das pesquisas. A análise dos dados infere que não há uma unicidade em torno dos pressupostos teóricos que fundamentam o material analisado. No entanto, identificam-se cinco grandes tendências epistemológicas: I) Construtivismo; II) Sociointeracionismo; III) Abordagens Italianas de Educação Infantil; IV) Sociologia da Infância; V) Pedagogia de Projetos. Em relação aos aspectos epistemedológicos, hegemonicamente, os estudos são qualitativos, predominando, a pesquisa-ação, estudo de caso e pesquisa experimental. Detecta-se ainda uma pluralidade de instrumentos de geração de dados para o corpus dos estudos. Por fim, salienta-se que evidenciar a heterogeneidade de fundamentos e posicionamentos em relação ao campo de estudo, elucidando aspectos convergentes e divergentes, é necessário para a continuidade da pesquisa proposta, uma vez que evidencia possíveis lacunas e tensões existentes.
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