Território e currículo

a sincronização do Pgta Yi Esaikap e Pppr-ti das Escolas Sateré-Mawé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS16

Resumo

Em exercício transdisciplinar, embasado no pensamento complexo, em busca de uma práxis que possa ser efetiva nas estratégias de gestão, proteção e promoção da educação em territórios indígenas, este estudo propõe relacionar duas ferramentas que vêm sendo utilizadas com algum êxito por esses povos, mas pouco sintonizadas. Os Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) e os Projetos Políticos Pedagógicos Referenciais para Terras Indígenas (PPPR-TIs) têm perspectivas participativas, colaborativas pela gestão autônoma das comunidades e territórios. Enquanto os PGTAs são elaborados para resolução imediata de conflitos e ameaças, os PPPR-TIs podem incorporar as mesmas questões e temáticas em projetos de mais longo prazo, preparando as novas gerações para representarem os interesses de seus povos com as competências necessárias, sentimento de pertencimento estimulado e identidade cultural fortalecida. Um caminho necessário e bastante promissor nesses tempos de ameaças intensas e complexas que extrapolam as questões locais e se projetam em um mundo em crise. A pesquisa conclui que a sincronicidade entre os PGTAs e PPPR-TIs fortalece os dois projetos e aumenta a possibilidade de atingir aos objetivos das duas metodologias/ferramentas propostas. Do mesmo modo pode corroborar para que as crianças tenham desde cedo uma educação escolar contextualizada e potente na direção da autodeterminação e da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Marcondes Franques, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Doutorando em Educação pelo EDUCANORTE, polo UFRR, com bolsa da CAPES. Mestre em “Educação, comunidade e movimentos sociais” pela UFSCar. Graduado em ciências sociais pela USP.

Ananda Machado, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Doutorado em Educação na Amazônia.

Referências

ALVAREZ, Gabriel O. Satereria: Tradição e política Sateré-Mawé. Manaus: Valer, 2009.

APIB, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Participação e protagonismo indígena. In A experiência do Projeto GATI em Terras Indígenas. Brasília: IEB, 2016.

BANIWA, Gersem. Cenário contemporâneo da educação. Brasília: MEC, 2007.

BRUM, Eliane; BEDINELLI, Talita; MACHADO, Ana Maria. Não estamos conseguindo contar os corpos. In: Diário de Guerra: Genocídio Yanomami. Portal Sumaúma. Disponível em: <https://sumauma.com/nao-estamos-conseguindo-contar-os-corpos/>.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civ Brasileira, 1968.

FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Dia Internacional dos Povos Indígenas: 5 maneiras pelas quais os povos indígenas estão ajudando a acabar com a fome no mundo. Disponível em: <https://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1302179>. Publicado em: 09/08/2020.

FERDINAND, Malcom. Uma Ecologia Decolonial: Pensar a partir do mundo caribenho. SP: Ubu, 2022.

FRANQUES, Bruno Marcondes; MACHADO, Ananda; SANTOS, Jesiel Santos dos. Entre caravelas e pandemias: a potência da pedagogia ritual e das narrativas tradicionais no mundo desencantado da necropolítica. Cadernos de Letras UFF, Niterói, v.34, n.66, p.47-71, 1º semestre de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FUNAI, Fundação Nacional do Índio. Demarcação de Terras Indígenas. Disponível em: https://www.gov.br/funai/pt-br/atuacao/terras-indigenas/demarcacao-de-terras-indigenas. Publicado em 08/11/2023.

______. Coordenação Geral de Gestão Ambiental. (Org.). Plano de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas: Orientações para Elaboração. – Brasília: FUNAI, 2013.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Apicuri, 2016.

HARAWAY, Donna. Antropoceno, Capitaloceno, Plantationoceno, Chthuluceno: fazendo parentes. In: ClimaCom Cultura Científica - pesquisa, jornalismo e arte Ι Ano 3 - N. 5 / Abril de 2016

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A Queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Cia das Letras, 2015.

KRENAK, Ailton. Ideias para Adiar o Fim do Mundo. São Paulo: Cia Das Letras, 2020a.

______. A vida não é útil. São Paulo: Cia Das Letras, 2020b.

______. Futuro Ancestral. São Paulo: Cia Das Letras, 2023a.

______; MARTIN, Natassja. Os elementos estão falando. In: Conversas na Rede. Rio de Janeiro: Selvagem Ciclo de estudos sobre a vida, 2023b. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ChUjJiLCdxs >.

LATOUR, Bruno. Diante de Gaia: Oito conferências sobre a natureza do Antropoceno. São Paulo: Ubu, 2020.

LEITE, José Correa; UEMURA, Janaina; SIQUEIRA, Filomena. O eclipse do progressismo: a esquerda latino-americana em debate. São Paulo: Elefante, 2018.

LUCIANO, Gersem José dos Santos. Educação para manejo e domesticação do mundo entre a escola ideal e a escola real: os dilemas da educação escolar indígena no Alto Rio Negro. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

MEC, Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais da educação escolar indígena. Brasília, MEC, 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb014_99.pdf>.

MIGNOLO, Walter. Desobediência Epistêmica: Retórica de la Modernidad, Lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2010.

MOORE, Jason W. Antropoceno ou Capitaloceno? São Paulo: Elefante, 2022.

MORIN, Edgar. Os Sete saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MUNDURUKU, Daniel; et al. (org.). Jenipapos: diálogos sobre viver. São Paulo: Mina, 2022.

ONU Brasil. Povos indígenas: ONU divulga relatório sobre direito a terra. Brasília: Site das Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/122678-povos-ind%C3%ADgenas-onu-divulga-relat%C3%B3rio-sobre-direito-terra>. Publicado em: 19/03/2021.

OXFAM. O 1% mais rico do mundo emite a mesma quantidade de poluição que 5 bilhões de pessoas. Site Oxfam Brasil. Disponível em: < https://www.oxfam.org.br/noticias/o-1-mais-rico-do-mundo-emite-a-mesma-quantidade-de-poluicao-que-5-bilhoes-de-pessoas>. Publicado em 19/11/2023.

PALADINO, Mariana; CZARNY, Gabriela (orgs). Povos indígenas e escolarização: discussões para se repensar novas epistemes nas sociedades latino-americanas. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

PGTA-TIAM. Yi Esaikap: Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena Andirá-Marau Povo Sateré-Mawé. São Paulo: Centro de Trabalho Indigenista (CTI), 2023.

PNGATI. Projeto GATI instala conselho local deliberativo da TI Andirá Marau (AM). Brasília: Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas. Disponível em: <http://cggamgati.funai.gov.br/index.php/projeto-gati/noticias/projeto-gati-instala-conselho-local-deliberativo-da-ti-andira-marau-am>. Publicado em: 4/4/2014.

PODESTÁ SIRI, Rossana Stella. Interaprendizagem(ns) em um processo de intervenção educativa. In: PALADINO, Mariana; CZARNY, Gabriela (orgs). Povos indígenas e escolarização: discussões para se repensar novas epistemes nas sociedades latino-americanas. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

PPPIR-TIAM. Projeto Político Pedagógico das Escolas Sateré-Mawé. Maués: Waikurapa-Opisma, 2014. (Documento referencial não publicado)

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder: Eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

RIPPLE, William J. et al. The 2023 state of the climate report: Entering uncharted territory. In: BioScience, Volume 73, Issue 12, December 2023, Pages 841–850. Disponível em: <https://doi.org/10.1093/biosci/biad080>.

SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu, Piseagrama, 2023.

______. Contracolonialidade e justiça climática. In: Emergência climática: uma herança da branquitude. Rio de Janeiro, Observatório da Branquitude, 2023b. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=wTdZl-B2v_Y>

SECCHES, Fabiane (org.). Depois do fim: conversas sobre literatura e Antropoceno. São Paulo: Instante, 2022.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SMITH, Linda Tuhiwai. A descolonizar las metodologias: Investigación y pueblos indígenas. Santiago: Lom ediciones, 2016.

SOUSA, Cássio; ALMEIDA, Fábio (orgs.). Gestão territorial em terras indígenas no Brasil. Brasília: Edições MEC/UNESCO. Série Via dos Saberes, no. 6., 2013.

WALSH, Catherine (Org.). Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. TOMO I. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Franques, B. M., & Machado, A. (2024). Território e currículo: a sincronização do Pgta Yi Esaikap e Pppr-ti das Escolas Sateré-Mawé . Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS16