Território e currículo

a sincronização do Pgta Yi Esaikap e Pppr-ti das Escolas Sateré-Mawé

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DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS16

Résumé

Em exercício transdisciplinar, embasado no pensamento complexo, em busca de uma práxis que possa ser efetiva nas estratégias de gestão, proteção e promoção da educação em territórios indígenas, este estudo propõe relacionar duas ferramentas que vêm sendo utilizadas com algum êxito por esses povos, mas pouco sintonizadas. Os Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) e os Projetos Políticos Pedagógicos Referenciais para Terras Indígenas (PPPR-TIs) têm perspectivas participativas, colaborativas pela gestão autônoma das comunidades e territórios. Enquanto os PGTAs são elaborados para resolução imediata de conflitos e ameaças, os PPPR-TIs podem incorporar as mesmas questões e temáticas em projetos de mais longo prazo, preparando as novas gerações para representarem os interesses de seus povos com as competências necessárias, sentimento de pertencimento estimulado e identidade cultural fortalecida. Um caminho necessário e bastante promissor nesses tempos de ameaças intensas e complexas que extrapolam as questões locais e se projetam em um mundo em crise. A pesquisa conclui que a sincronicidade entre os PGTAs e PPPR-TIs fortalece os dois projetos e aumenta a possibilidade de atingir aos objetivos das duas metodologias/ferramentas propostas. Do mesmo modo pode corroborar para que as crianças tenham desde cedo uma educação escolar contextualizada e potente na direção da autodeterminação e da sustentabilidade.

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Bibliographies de l'auteur

Bruno Marcondes Franques, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Doutorando em Educação pelo EDUCANORTE, polo UFRR, com bolsa da CAPES. Mestre em “Educação, comunidade e movimentos sociais” pela UFSCar. Graduado em ciências sociais pela USP.

Ananda Machado, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Doutorado em Educação na Amazônia.

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Publiée

2024-06-06

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Franques, B. M., & Machado, A. (2024). Território e currículo: a sincronização do Pgta Yi Esaikap e Pppr-ti das Escolas Sateré-Mawé . Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS16