Reconhecimento de saberes profissionais de pessoas refugiadas no Brasil, por meio da revalidação de diplomas e certificados
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS08Resumo
Este artigo discute como tem se dado, na realidade brasileira, o processo de reconhecimento dos saberes profissionais de pessoas refugiadas. O foco da análise é a revalidação dos diplomas e certificados de Educação Profissional e Educação Básica, obtidos por trabalhadores refugiados em seus países de origem. Inicialmente busca-se situar teoricamente a temática, discutindo a partir das contribuições de Weber, como a burocracia, enquanto forma de poder, dificulta o reconhecimento de saberes. Em seguida, promove-se uma breve incursão na legislação, para apresentar as bases legais das políticas que buscam garantir, por meio da revalidação e da certificação de saberes, os direitos à educação e ao trabalho. Problematiza-se a categoria reconhecimento, como meio que favorece a integração social do refugiado, passando pela dimensão ontológica de sua constituição, enquanto sujeito profissional/trabalhador. Os resultados apontam que na literatura os estudos estão focados na revalidação de diplomas de cursos superiores e no reconhecimento de títulos de pós-graduação stricto sensu e destacam as dificuldades do processo. Já no que tange à legislação, os estados brasileiros possuem normativas próprias para revalidação de diplomas e certificados de Educação Profissional e Educação Básica.
Downloads
Referências
ACNUR. Revalidação de diplomas de pessoas refugiadas: desafios e oportunidades, 2023. Disponível em: Revalidacao-de-Diplomas-de-pessoas-refugiadas.-Desafios-e-oportunidades.pdf (acnur.org) Acesso em 21 nov. 2023.
BRASIL. Portaria 1.051 de 19 de junho de 2023. Dispõe sobre a revalidação de diplomas de graduação expedidos por estabelecimentos de ensino superior estrangeiros e dá outras providências. Brasília, Ministério da Educação, 2022. Disponível em: PORTARIA Nº 1.151, DE 19 DE JUNHO DE 2023 - DOU - Imprensa Nacional (in.gov.br) Acesso em 10 dez 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 1, de 25 de julho de 2022. Dispõe sobre normas referentes à revalidação de diplomas de cursos de graduação e ao reconhecimento de diplomas de pósgraduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. Brasília, Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação, 2022. Disponível em: Resoluções CNE/CES 2022 - Ministério da Educação (mec.gov.br) Acesso em 10 dez 2023.
BRASIL. Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, Congresso Nacional, 2008. Disponível em: L11892 (planalto.gov.br) Acesso em 05 Dez 2023.
BRASIL. Lei 9.474 de 22 de julho de 1997. Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951, e determina outras providências. Brasília, Congresso Nacional, 1997. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=9474&ano=1997&ato=5a9EzaU90MJpWT13a Acesso em 26 nov. 2023.
BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, Congresso Nacional, 1996. Disponível em: L9394 (planalto.gov.br) Acesso em 10 Dez 2023.
Engels, F. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem (1876). Revista Trabalho Necessário, Rio de Janeiro: v. 4, n. 4, 2006. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4603 Acesso em: 23 nov. 2023.
GIROTO, G. PAULA, E. M. A. T. Imigrantes e refugiados no Brasil: uma análise sobre escolarização, currículo e inclusão. In: Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.13, n.1, p. 164-175, 2020. Disponível em: rafaelhono-13.-imigrantes-e-refugiados-no-brasil (1).pdf Acesso em 20 nov. 2023.
KUENZER, A. Z. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. Capitalismo, trabalho e educação, Vol. 3, p. 77-96, 2002. Disponível em: https://is.gd/gO9Ftw Acesso em 28 nov. 2023.
LEITE, Estevão Cristian da Silva. Rede Refugia: collaborative servisse among refugees and humanitarian organizations. Dissertacao de mestrado em Engenharia da Produção. UFRJ/COPPE. Rio de Janeiro, 2022.
MARTINS, A. F. H. ; W. S. XAVIER, O direito ao trabalho para refugiados: características das políticas migratórias brasileiras do pós-guerra até 2019. In: Cad. EBAPE.BR Rio de Janeiro, Vol. 19 N. 2, p. 330-337, Abr-Jun, 2021. Disponível em: SciELO - Brasil - Refugees right to work: the characteristics of Brazilian migration policies from the end of World War II to 2019 Refugees right to work: the characteristics of Brazilian migration policies from the end of World War II to 2019 Acesso em 21 nov. 2023.
SILVA, Pablo Marlon Medeiro da; CARDOSO, Janaína Gularte; IWAYA, Gabriel Horn; PAULA, Brena Samara; SILVA, Arthur William Pereira da; OLIVEIRA, Wanderson Fernandes Modesto de; Barreiras ao emprego de refugiados no Brasil e seus impactos na integração de longo prazo. Revista Brasileira de Estudos de População [online]. Rio de Janeiro, Vol. 39, p. 1-13, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/6P3hmfryxSrPhPYMRvMx5pD/ Acesso em: 20 nov. 2023.
RUEDIGER, Marco Aurélio; LUZ, Margareth; COUTO, Maria Isabel MacDowell; FERNANDES, Janaina de Mendonça; OLIVEIRA, Wagner Faria de; BARBOSA, Bárbara Barros; ROTENBERG, Marcelo. Expatriados, imigrantes e refugiados no Brasil: trajetórias e estratégias de integração econômica e social. In: Mosaico, FVG, Rio de Janeiro, Vol. 8, N. 13, p. 161-179, dezembro, 2017. Disponível em: Expatriados, imigrantes e refugiados no Brasil: trajetórias e estratégias de integração econômica e social | Mosaico (fgv.br) Acesso em 20 Dez 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.