“Elas não entendem que aqui a realidade é diferente”

os movimentos de (re)existência da Escola Comunitária de Educação Infantil do lixão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS13

Resumo

O artigo apresenta memórias de lutas de mulheres, mães catadoras de lixo, em busca da garantia e acesso à educação de seus(as) filhos(as), algo já consagrado na Constituição Federal de 1988 (Brasil, 1988). Objetiva analisar, a partir da Teoria configuracional de Norbert Elias (2018), as redes de interdependência entre as catadoras de lixo, o Poder Público e a iniciativa privada no movimento de (re)existência da Escola Comunitária de Educação Infantil, localizada em um território que ainda é produzido pelas marcas da desigualdade – o lixão. Metodologicamente, indica-se que a construção de informações está ancorada, fundamentalmente, em uma abordagem qualitativa (Angrosino, 2009), cuja problemática foi se desenhando a partir de uma etnografia (Geertz, 1989). Por meio da análise das memórias das trabalhadoras, conclui-se que a Escola Comunitária de Educação Infantil, e todas as suas especificidades, para além de um espaço constituído para o cuidado de crianças em situação de vulnerabilidade. Para as trabalhadoras, esse local é entendido como um espaço que se constrói nas redes de interdependências que as cercam na luta pela garantia dos direitos fundamentais de seus(as) filhos(as): proteção, educação e cidadania.

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Biografia do Autor

Vanessa Silva Bernardes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Graduada em Pedagogia (FACOS-UNICNEC, 1999). Especialista em Psicopedagogia- Clínica e Institucional (FUCAP, 2011). Especialista em Educação para diversidade (UFRGS, 2012). Especialista em Gestão da Educação (UFRGS, 2020). Mestra em Educação (UERGS, 2023). Membro do Grupo de Estudos em Práticas Cotidianas Educativas (GEPRACO/ CNPq). Professora no Sistema Municipal de Ensino de Capão da Canoa (2010), na área da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais). Tem interesse na área dos Estudos das Infâncias e Educação Infantil.

Fabiana Mayboroda Gazzotti, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2017), na linha de pesquisa: História, Políticas Públicas e Educação. Possui graduação em Pedagogia - Habilitação em Supervisão e Administração Escolar, com ênfase em Psicopedagogia, pela Universidade Feevale (2005). Especialista em Educação Integral e Integrada na Escola Contemporânea pela FACED/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2013). Pertence a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED. Participa do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF/UFRGS), do Grupo de pesquisa EBRAMIC/UNISINOS - Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar e é vice líder do GEPRACO/UERGS - Grupo de Estudos em Práticas Cotidianas Educativas. Atuou na área da Educação como: Assessora Pedagógica da Secretaria de Educação, Professora da Sala de Recursos Multifuncional e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e dos Anos Finais pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Atualmente pesquisa sobre Formação de Professores, Educação Infantil e Supervisão Escolar, utilizando ferramentas da Antropologia. É Coordenadora da Pós-Graduação do Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC, além de atuar como professora adjunta nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário.

Leandro Forell, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Feevale (2002), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Líder do GEPRACO: Grupo de Estudos em Praticas Educativas Cotidianas. Docente do PPGED (Mestrado e Doutorado) da Uergs.

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

Bernardes, V. S., Gazzotti, F. M., & Forell, L. (2024). “Elas não entendem que aqui a realidade é diferente”: os movimentos de (re)existência da Escola Comunitária de Educação Infantil do lixão. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS13