Alfabetização midiática-visual

diálogos e possibilidades na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS18

Resumo

É urgente a oferta de mediações pedagógicas críticas no território escolar. Entre as quais, a que se engendra a partir de um exercício da docência que, pautada nos direitos humanos, enxerga como sua incumbência o estudo e a problematização das lições que as crianças e os jovens negociam rotineiramente com a cultura midiática. O objetivo deste artigo foi analisar percepções de professores/as da rede pública de ensino sobre Alfabetização Midiática-Visual em seus contextos de sala de aula e, por extensão, as oportunidades e dificuldades inerentes. Os dados resultam de pesquisa diagnóstica sobre a temática, aplicada em 2021 com 110 docentes, via questionário eletrônico no modelo Survey. A categorização e interpretação das informações se deu via análise de conteúdo de Bardin (2016). Analisamos duas das categorias temáticas, eleitas por se referirem, respectivamente, ao ideal apontado por docentes e pela literatura da área e às dificuldades que obstaculizam, na visão dos/as participantes, a efetivação de práticas de Alfabetização Midiática-Visual em sala de aula. Os resultados mostram que os/as participantes do estudo reconhecem que a Alfabetização Midiática-Visual é uma atribuição da escola, em um contexto no qual essa modalidade de alfabetização é um direito humano. Por outro lado, as declarações dos/as participantes demonstram a necessidade de repensar o modo como isso reverbera no cotidiano escolar, bem como evidenciam a carência de aprofundamentos para atuarem no âmbito dessa esfera pedagógica.

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Biografia do Autor

Alissom Brum, Universidade Feevale

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Univerasidade Feevale e mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social na mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda e Fotografia.  Atua desde 2014 no desenvolvimento de atividades de integração da pesquisa e extensão, tendo como foco a relação mídia, educação e imagem. Atualmente desenvolve pesquisas sobe infâncias e mídias, tendo como foco central Direitos Humanos e Alfabetização Midiática-Visual. 

Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale

Possui Doutorado (2006) e Mestrado (1999) em Educação pela UFRGS e graduação em Jornalismo (1991) pela UNISINOS. Docente do PPG em Processos e Manifestações Culturais e do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Pesquisadora Gaúcha (FAPERGS) e CNPQ Edital Ciências Sociais Aplicadas. Responsável pela formação de professores na área de Mídia e Diversidade da SMED/NH. Coordenadora do GT Educação e Comunicação da ANPEd (2016-2017).

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

Brum, A., & Schmidt, S. P. (2024). Alfabetização midiática-visual: diálogos e possibilidades na formação docente. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS18