MEDIA ALPHABETIZATION AND HUMAN RIGHTS
DIALOGUES AND POSSIBILITIES IN TEACHER TRAINING
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS18Abstract
It is urgent to offer critical pedagogical mediations in the school territory. Among which, the one that is engendered from a teaching practice that, based on human rights, sees as its responsibility the study and problematization of the lessons that children and young people routinely negotiate with the media culture. The objective of this article was to analyze perceptions of teachers from the public school system about Media-Visual Literacy in their classroom contexts and, by extension, the inherent opportunities and difficulties. Data result from diagnostic research on the subject, applied in 2021 with 110 professors, via electronic questionnaire in the Survey model. The categorization and interpretation of information took place via content analysis by Bardin (2016). We analyzed two of the thematic categories, chosen because they refer, respectively, to the ideal pointed out by professors and the literature in the area and to the difficulties that hinder, in the participants' view, the implementation of Media-Visual Literacy practices in the classroom. The results show that the study participants recognize that Media-Visual Literacy is an attribution of the school, in a context in which this type of literacy is a human right. On the other hand, the participants' statements demonstrate the need to rethink the way this reverberates in the school routine, as well as highlight the lack of depth to act within this pedagogical sphere.
Downloads
References
ACHUTTI, Luis Eduardo R. Fotoetnografia. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1997.
ALBINO, Jacqueline Meneguel. A complexidade do cotidiano nas relações educativas. In: LAGO, Claudia; VIANA, Claudemir Edson (Orgs.). Educomunicação: caminhos da sociedade midiática pelos direitos humanos. São Paulo: ABPEducom/NCE-USP/Universidade Anhembi Morumbi, 2015. p. 335-342.
BACCEGA, Maria Aparecida. A construção do Campo. Revista USP, São Paulo, n. 48, p. 18-31, dez./fev. 2001.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Almedina, 2016.
BAUMAN, Zygmunt. Vidas para consumo: A Transformação das Pessoas em Mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BITTAR, Eduardo C. B. Educação e metodologia para os direitos humanos: cultura democrática, autonomia e ensino jurídico. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.
BUCKINGHAM, David. As crianças e a mídia: uma abordagem sob a ótica dos estudos culturais. Matrizes, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 93-121, 2012.
FISCHER, Rosa. O estatuto pedagógico da mídia: uma questão de análise. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 59-80, jul./dez. 1997.
FREIRE, Maria Teresa Marins; CARVALHO, Denise Werneck de. Educomunicação: construção social e desenvolvimento humano – um relato de pesquisa. In: ANPED SUL, 9., 2012, Caxias Do Sul. Anais eletrônicos [...]. Caxias do Sul: ANPED; UCS, 2012.
FREIRE, , Paulo. Entrevista inédita de Paulo Freire [Entrevista concedida à jornalista Marta Luz] Juazeiro Panorama. Bahia: Rádio Juazeiro, 24 abr. 1983. Programa de Rádio.
FREIRE, Paulo. Leitura da palavra… leitura do mundo. In: FREIRE, Paulo; CAMPOS, Marcio D’olne. Leitura da palavra... Leitura do mundo. O Correio da UNESCO Vol. 19, n. 2. Rio de Janeiro,. 1991.
FREIRE, Paulo. Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido trinta anos depois. [Entrevista concedida a Dagmar Zibas] Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 88, p 78-80, fev. 1994.
GIROUX, , Henry A. Memória e Pedagogia no maravilhoso Mundo da Disney. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 132-158.
GIROUX, , Henry A. Professores como Intelectuais Transformadores. In: GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 157-164.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, jul./dez. 1997.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 14. ed. Campinas: Papirus, 2012.
KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 104-131.
LARROSA, Jorge. Impedir que o mundo se desfaça. In: LARROSA, Jorge ; RECHIA, Karen Christine ; CUBAS, Caroline Jaques (Orgs.). Elogio do Professor. Trad. Fernando Coelho; Karen Christine Rechia; Caroline Jaques Cubas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Desafios Culturais: da Comunicação a Educomunicação. In: CITELLI, Adilson Odair; COSTA, Mari Cristiana Castilho (Org.). Educomunicação: construindo uma nova era de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. p. 121-134.
NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR – NIC.br. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2019. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020.
PEREIRA, Sara; FILLOL, Joana; MOURA, Pedro. El aprendizaje de los jóvenes con medios digitales fuera de la escuela: De lo informal a lo formal. Comunicar, Huelva, n. 58, p. 41–50, 2019.
RADDATZ, Vera Lucia Spacil. Tecnologias na educação: mediação para os Direitos Humanos. In: LAGO, Claudia; VIANA, Claudemir Edson (Orgs.). Educomunicação: caminhos da sociedade midiática pelos direitos humanos. São Paulo: ABPEducom/NCEUSP/Universidade Anhembi Morumbi, 2015. p. 392-400.
SARLO, Beatriz. Cenas da Vida Pós-Moderna: Intelectuais, Arte e Videocultura na Argentina. Rio de Janeiro: Editora. UFRJ. 2013.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e a formação de professores no século XXI. Revista FGV ONLINE, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 19-34, 2014.
SOUSA, Lumárya Souza de. Favelação: experiências de letramento midiático através da pesquisa-ação. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio e Janeiro, 2019.
STEINBERG, Shirleiy R.; KINCHELOE Joe L. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
ZUCCHETTI, D. T.; FERREIRA, A. G. Da escola de tempo integral à educação integral: as circunstâncias e o ideal do desenvolvimento humano. In: SEVERO, L. R. de L.; POSSEBON, E. G. (Orgs.). Fundamentos e Temas e Pedagogia Social e Educação Não Escolar. João Pessoa: Editora da UFPb, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.