v. 6 n. 18 (2006): História da educação Matemática

Publicado: 2006-07-17

Dossiê

  • A MATEMÁTICA MODERNA NAS ESCOLAS DO BRASIL: UM TEMA PARA ESTUDOS HISTÓRICOS COMPARATIVOS.

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3214
    Wagner Rodrigues Valente
    19-34
  • O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL: ENCONTRO DE CERTEZAS E AMBIGÜIDADES

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3226
    Elisabete Zardo Búrigo
    35-47
  • MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA – POSSÍVEIS LEITURAS DE UMA CRONOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3235
    Maria Célia Leme da Silva
    49-63
  • FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: IMPRENSA E A MATEMÁTICA MODERNA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3244
    Flávia Soares
    65-77
  • PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO TEMPO DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA: PERSPECTIVAS DE PESQUISA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3301
    Maria Cristina Araújo de Oliveira
    79-89
  • A INSERÇÃO DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NA UFRN

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3310
    Arlete Jesus Brito, Sabrina Susan Lucena Cruz, Josefa Poliana Clementino Ferreira
    91-100
  • A EXPERIÊNCIA DAS CLASSES-PILOTO ORGANIZADAS PELO GEEMPA, AO TEMPO DA MATEMÁTICA MODERNA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3319
    Maria Cecília Bueno Fischer
    101-112
  • O MOVIMENTO PARANAENSE DE MATEMÁTICA MODERNA: O PAPEL DO NEDEM

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3328
    Neuza Bertoni Pinto, Ana Célia Costa Ferreira
    113-122
  • UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO FEMININO

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3337
    Helena Castanheira Henriques
    123-133
  • A MATEMÁTICA E AS ESCOLAS MILITARES

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3346
    Filipe Papança
    135-144
  • SISTEMAS DE REPRESENTACIÓN EN LA ENSEÑANZA DE LOS PUNTOS CRÍTICOS: PERSPECTIVA HISTÓRICA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3358
    Maria Teresa González Astudillo
    145-160
  • FORMAÇÃO DO PROFESSOR-EDUCADOR MATEMÁTICO EM CURSOS DE LICENCIATURA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3364
    Zélia Milléo Pavão
    161-168
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE SALA-DE-AULA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3370
    Marcelo Maia Cirino
    169-181
  • PARADIGMAS DA CIÊNCIA E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3382
    Marilda Aparecida Behrens, Débora Toniolo Rau, Roseane Dalpiaz Kobren, Daianne Brecailo
    183-194
  • O CONHECIMENTO E A LEITURA FECUNDAM A TERRA LIVRE

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3388
    Marta Morais da Costa
    195-210