Vol. 6 Núm. 18 (2006): História da educação Matemática

Publicado: 2006-07-17

Dossiê

  • A MATEMÁTICA MODERNA NAS ESCOLAS DO BRASIL: UM TEMA PARA ESTUDOS HISTÓRICOS COMPARATIVOS.

    Wagner Rodrigues Valente
    19-34
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3214
  • O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL: ENCONTRO DE CERTEZAS E AMBIGÜIDADES

    Elisabete Zardo Búrigo
    35-47
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3226
  • MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA – POSSÍVEIS LEITURAS DE UMA CRONOLOGIA

    Maria Célia Leme da Silva
    49-63
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3235
  • FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: IMPRENSA E A MATEMÁTICA MODERNA

    Flávia Soares
    65-77
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3244
  • PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO TEMPO DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA: PERSPECTIVAS DE PESQUISA

    Maria Cristina Araújo de Oliveira
    79-89
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3301
  • A INSERÇÃO DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NA UFRN

    Arlete Jesus Brito, Sabrina Susan Lucena Cruz, Josefa Poliana Clementino Ferreira
    91-100
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3310
  • A EXPERIÊNCIA DAS CLASSES-PILOTO ORGANIZADAS PELO GEEMPA, AO TEMPO DA MATEMÁTICA MODERNA

    Maria Cecília Bueno Fischer
    101-112
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3319
  • O MOVIMENTO PARANAENSE DE MATEMÁTICA MODERNA: O PAPEL DO NEDEM

    Neuza Bertoni Pinto, Ana Célia Costa Ferreira
    113-122
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3328
  • UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO FEMININO

    Helena Castanheira Henriques
    123-133
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3337
  • A MATEMÁTICA E AS ESCOLAS MILITARES

    Filipe Papança
    135-144
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3346
  • SISTEMAS DE REPRESENTACIÓN EN LA ENSEÑANZA DE LOS PUNTOS CRÍTICOS: PERSPECTIVA HISTÓRICA

    Maria Teresa González Astudillo
    145-160
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3358
  • FORMAÇÃO DO PROFESSOR-EDUCADOR MATEMÁTICO EM CURSOS DE LICENCIATURA

    Zélia Milléo Pavão
    161-168
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3364
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE SALA-DE-AULA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA

    Marcelo Maia Cirino
    169-181
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3370
  • PARADIGMAS DA CIÊNCIA E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    Marilda Aparecida Behrens, Débora Toniolo Rau, Roseane Dalpiaz Kobren, Daianne Brecailo
    183-194
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3382
  • O CONHECIMENTO E A LEITURA FECUNDAM A TERRA LIVRE

    Marta Morais da Costa
    195-210
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3388