PARADIGMAS DA CIÊNCIA E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Marilda Aparecida Behrens PUCPR
  • Débora Toniolo Rau PUCPR
  • Roseane Dalpiaz Kobren PUCPR
  • Daianne Brecailo PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3382

Resumo

O artigo apresenta uma análise crítica e reflexiva sobre os paradigmas da ciência, tendo com base a obra de Behrens intitulada “O paradigma emergente e a prática pedagógica”, a fim de compreender quais os legados e reflexos na prática pedagógica. A partir de um breve recorte histórico que contempla desde o paradigma tradicional até o paradigma emergente, analisam-se quais os novos desafios metodológicos para a educação superior no Brasil. Buscou-se desvendar qual o papel do professor no cenário educacional brasileiro. Muitos são os desafios a vencer nesta primeira década do Século XXI à medida que a proposta do paradigma emergente é realmente inovadora e desafiadora, pois rompe com procedimentos seculares tanto comportamentais como metodológicos, permitindo ao professor e ao aluno maior interação nos processos de construção do conhecimento. Portanto, este novo paradigma resgata o ideal iluminista, que preconiza o homem como ser crítico e participativo do processo de construção do conhecimento. O grande desafio da educação superior é manter e estimular o espírito crítico/reflexivo, na tentativa de suprimir os “ranços” remanescentes dos Paradigmas Conservadores, em busca do ideal pedagógico que atenda as necessidades do mundo do trabalho.

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Publicado

2006-07-17

Como Citar

Behrens, M. A., Toniolo Rau, D., Dalpiaz Kobren, R., & Brecailo, D. (2006). PARADIGMAS DA CIÊNCIA E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Diálogo Educacional, 6(18), 183–194. https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3382