PARADIGMAS DA CIÊNCIA E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3382Resumo
O artigo apresenta uma análise crítica e reflexiva sobre os paradigmas da ciência, tendo com base a obra de Behrens intitulada “O paradigma emergente e a prática pedagógica”, a fim de compreender quais os legados e reflexos na prática pedagógica. A partir de um breve recorte histórico que contempla desde o paradigma tradicional até o paradigma emergente, analisam-se quais os novos desafios metodológicos para a educação superior no Brasil. Buscou-se desvendar qual o papel do professor no cenário educacional brasileiro. Muitos são os desafios a vencer nesta primeira década do Século XXI à medida que a proposta do paradigma emergente é realmente inovadora e desafiadora, pois rompe com procedimentos seculares tanto comportamentais como metodológicos, permitindo ao professor e ao aluno maior interação nos processos de construção do conhecimento. Portanto, este novo paradigma resgata o ideal iluminista, que preconiza o homem como ser crítico e participativo do processo de construção do conhecimento. O grande desafio da educação superior é manter e estimular o espírito crítico/reflexivo, na tentativa de suprimir os “ranços” remanescentes dos Paradigmas Conservadores, em busca do ideal pedagógico que atenda as necessidades do mundo do trabalho.Downloads
Referências
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2000.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos
sistemas vivos. 8. ed. São Paulo, SP.: Cultrix, 2003.
DEWEY, John. Como pensamos, São Paulo, Companhia Editora Nacional,
FERGUSON, Marilyn. A Conspiração Aquariana. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ:
Record, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra. 1992
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia. São Paulo,SP: Paz e Terra, 1986.
HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Tradução de Guido A. De Almeida. Rio de Janeiro, RJ.: Tempo Brasileiro, 1989.
KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas. 2. ed. São Paulo, SP.:
Perspectiva, 1978.
MIGUEL, Maria Elizabeth Blanck. Tendências pedagógicas na educação
brasileira: permanências e mudanças. 2004. Tese (Titular em educação) –PUCPR, Curitiba, 2004.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo.
São Paulo, SP: EPU, 1986.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus,
PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliança: metamorfose da ciência.
Brasília, DF: Editora da Universidade de Brasília, 1997.
RAU, Débora Toniolo et al. A importância da formação continuada dos
profissionais da educação na sociedade moderna. Revista Educação em
Movimento, Curitiba, v. 5, n. 10, jan./jul. 2005.
SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna.
Rio de Janeiro, RJ.: Graal, 1989.
TESCAROLO, Ricardo. A escola como sistema complexo: a ação, o poder e o sagrado. São Paulo, SP: Escrituras, 2004.
UNESCO, Declaração mundial sobre educação superior no século XXI:
visão e ação. Paris, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.