v. 17 n. 55 (2017): Educação Ambiental

Publicado: 2017-12-19

Dossiê

  • Resiliencia en docentes. Una vía para mejorar capacidades de las poblaciones ante inundaciones agravadas por el cambio climático

    Erick Cajigal Molina, Ana Lucia Maldonado González, Edgar J. González Gaudiano
    1445-1464
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS01
  • A TEIA e a REDE: aprendizagens nas/em redes locais de educação ambiental

    Marcelo Gules Borges
    1465-1501
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS02
  • FORMACIÓN AMBIENTAL Y PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS: UNA PERSPECTIVA DESDE LOS EGRESADOS DE LA UACM

    Miguel Ángel Arias Ortega
    1502-1529
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS03
  • Experiência de Educação Ambiental utilizando Pesquisa e Inovação Responsáveis da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no Projeto Europeu Engage

    Patrícia Lupion Torres, Katia Ethiénne Esteves dos Santos, Raquel Pasternak Glitz Kowalski, Alexandra Okada
    1530-1554
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS04
  • Reflexões sobre a Educação Ambiental no curso de Pedagogia

    Daniele Saheb, Maria Arlete Rosa, Marília Torales Campos de Andrade
    1555-1573
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS05
  • Educação ambiental e os processos formativos em tempos de crise

    Mauro Guimarães, Noeli Borek Granier
    1574-1597
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS06
  • Educação Ambiental e formação docente na Amazônia brasileira: contextos universitários e realidades cotidianas

    Francisca Marli Rodrigues de Andrade, José Antonio Caride Gómez
    1598-1618
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS07

Artigos

  • Comunicação e aprendizagem ubíqua: reconfiguração das práticas pedagógicas na cibercultura

    Ana Margô Mantovani, Bettina Steren dos Santos
    1619-1638
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.AO01
  • A formação do professor nos cursos de licenciatura: o que dizem os professores

    Joana Paulin Romanowski, Pura Lúcia Oliver Martins, Maria Cristina Koguti, Paulo Sérgio Maniesi
    1639-1661
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.AO02
  • Estratégias de compreensão leitora: uma proposta de atividades desenvolvidas sob a perspectiva das metodologias ativas de ensino

    Aline Diesel, Silvana Neumann Martins, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
    1662-1687
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.AO03
  • O Curso de Pedagogia: permanências e novas tensões

    Elisângela Lisboa Micheletti, Cláudia Valentina A. Galian
    1688-1708
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.AO04
  • Sustentabilidade na educação ambiental: uma alternativa local, na reserva extrativista do Extremo Norte do Tocantins

    Fábio Pessoa Vieira, Lucas Barbosa e Souza
    1709-1723
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.AO05

Apresentação

  • Editorial

    Marília Andrade Torales Campos, Daniele Saheb
    1439-1444
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.ED01