A formação do professor nos cursos de licenciatura: o que dizem os professores
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.AO02Resumo
O texto aborda a formação realizada nos cursos de licenciatura a partir do que dizem os professores oriundos desses cursos, considerando a relação entre universidade e escola. Toma por base pesquisa realizada com professores da educação básica e estudantes de cursos de licenciatura, a partir do problema: quais são os indicadores dos professores da educação básica sobre sua formação e que se expressam em suas práticas docentes realizadas da educação básica? O objetivo é compreender a relação da universidade com a educação básica a partir de depoimentos de professores quanto à relação entre a sua prática pedagógica e a formação efetivada nos cursos de licenciatura de modo a indicar possíveis demandas para os cursos de licenciatura. A metodologia de abordagem qualitativa de pesquisa considera a investigação realizada por meio de entrevistas e questionários com professores e coordenadores da educação básica e estudantes desses cursos. A análise é baseada em Bardin (2010) e nos aportes teóricos do campo da formação docente, considerando como categorias básicas: os conhecimentos para a formação docente; a organização da prática pedagógica e a prática docente.Downloads
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Publicado
2017-12-19
Como Citar
Romanowski, J. P., Martins, P. L. O., Koguti, M. C., & Maniesi, P. S. (2017). A formação do professor nos cursos de licenciatura: o que dizem os professores. Revista Diálogo Educacional, 17(55), 1639–1661. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.AO02
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