A formação do professor nos cursos de licenciatura: o que dizem os professores

Autores

  • Joana Paulin Romanowski Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR UNINTER
  • Pura Lúcia Oliver Martins Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Maria Cristina Koguti Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Paulo Sérgio Maniesi Mestre em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.AO02

Resumo

O texto aborda a formação realizada nos cursos de licenciatura a partir do que dizem os professores oriundos desses cursos, considerando a relação entre universidade e escola. Toma por base pesquisa realizada com professores da educação básica e estudantes de cursos de licenciatura, a partir do problema: quais são os indicadores dos professores da educação básica sobre sua formação e que se expressam em suas práticas docentes realizadas da educação básica? O objetivo é compreender a relação da universidade com a educação básica a partir de depoimentos de professores quanto à relação entre a sua prática pedagógica e a formação efetivada nos cursos de licenciatura de modo a indicar possíveis demandas para os cursos de licenciatura. A metodologia de abordagem qualitativa de pesquisa considera a investigação realizada por meio de entrevistas e questionários com professores e coordenadores da educação básica e estudantes desses cursos. A análise é baseada em Bardin (2010) e nos aportes teóricos do campo da formação docente, considerando como categorias básicas: os conhecimentos para a formação docente; a organização da prática pedagógica e a prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Paulin Romanowski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR UNINTER

Doutora em Educação.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

 

Pura Lúcia Oliver Martins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora em Educação.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Maria Cristina Koguti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestre em Educação.

Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Paulo Sérgio Maniesi, Mestre em Educação.

Mestre em Educação.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Romanowski, J. P., Martins, P. L. O., Koguti, M. C., & Maniesi, P. S. (2017). A formação do professor nos cursos de licenciatura: o que dizem os professores. Revista Diálogo Educacional, 17(55), 1639–1661. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.AO02