Comunicação e aprendizagem ubíqua: reconfiguração das práticas pedagógicas na cibercultura

Autores

  • Ana Margô Mantovani Centro Universitário La Salle - Unilasalle.
  • Bettina Steren dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.AO01

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de investigar como os professores reconfiguram suas práticas pedagógicas, por meio da comunicação e da aprendizagem ubíqua. Buscamos uma fundamentação teórica que inclui a “Biologia do Conhecer” e a “Multirreferencialidade”, bem como teóricos contemporâneos que estudam a cibercultura. Situa-se no âmbito do estudo de caso, constituído por professores de uma Instituição de Ensino Superior. A Análise Textual Discursiva configurou-se no método de interpretação das narrativas. Evidenciamos que os professores: incorporam em suas práticas pedagógicas a lógica comunicacional da cibercultura, por meio da comunicação ubíqua e das relações dialógicas que estabelecem; propõem situações de aprendizagem problematizadoras, configurando um espaço de convivência híbrido e ubíquo; e promovem estratégias de integração da aprendizagem ubíqua ao ensino formal. Concluímos que o potencial da ubiquidade proporciona novas ambiências comunicacionais que possibilitam a reconfiguração das práticas pedagógicas. Para tal, é necessário instaurar uma dinâmica de comunicação multi (direcional/ dimensional), pautada na interatividade, nos processos de ensinar e aprender.

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Biografia do Autor

Ana Margô Mantovani, Centro Universitário La Salle - Unilasalle.

Mestre e Doutora em Educação.

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle/ Unilasalle, vinculada à linha de pesquisa "Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação". Coordenadora Pedagógica de Educação a Distância do Centro Universitário La Salle- Unilasalle

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Mantovani, A. M., & Santos, B. S. dos. (2017). Comunicação e aprendizagem ubíqua: reconfiguração das práticas pedagógicas na cibercultura. Revista Diálogo Educacional, 17(55), 1619–1638. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.AO01