Estratégias de compreensão leitora: uma proposta de atividades desenvolvidas sob a perspectiva das metodologias ativas de ensino

Autores

  • Aline Diesel Univates
  • Silvana Neumann Martins Univates
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Univates

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.AO03

Resumo

Este estudo se propõe a investigar como um acervo didático, elaborado à luz das metodologias ativas e voltado para o ensino de estratégias de leitura, pode contribuir para o aprimoramento da compreensão leitora de alunos do 5º e do 8º anos de uma escola municipal. Nesse viés, a pesquisa configurou-se em uma abordagem qualiquantitativa, em que os alunos foram submetidos a um pré e um pós-teste cloze, realizados antes e após a interação com um acervo didático. O tratamento dos dados coletados seguiu a avaliação quantitativa. Como resultados, constatou-se que, após a interação com o acervo didático, o percentual de evolução do 5º ano foi de 23,4%, ao passo que a evolução do 8º ano foi de 12,05%. Esses dados são significativos em relação ao pouco tempo de interação com o material, validando a pertinência do ensino de estratégias de compreensão leitora numa perspectiva das metodologias ativas de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Diesel, Univates

Mestre em Ensino.

Silvana Neumann Martins, Univates

Doutora em Educação.

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Univates

Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Diesel, A., Martins, S. N., & Rehfeldt, M. J. H. (2017). Estratégias de compreensão leitora: uma proposta de atividades desenvolvidas sob a perspectiva das metodologias ativas de ensino. Revista Diálogo Educacional, 17(55), 1662–1687. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.AO03