Experiência de Educação Ambiental utilizando Pesquisa e Inovação Responsáveis da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no Projeto Europeu Engage

Autores

  • Patrícia Lupion Torres Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Katia Ethiénne Esteves dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e Universidade Positivo - UP
  • Raquel Pasternak Glitz Kowalski Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Alexandra Okada Knowledge Media Institute (KMi OU-UK), Milton Keynes- Reino Unido

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS04

Resumo

Este estudo investiga como o grupo de pesquisa Prática Pedagógica na Educação Presencial e a Distância: Metodologias e Recursos Inovadores de Aprendizagem PRAPETEC – da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com o projeto europeu Engage, promoveu atividades com estudantes do Ensino Médio e Superior para desenvolver novas estratégias para equipar os estudantes, para aplicar o conhecimento científico e desenvolver habilidades de pesquisa RRI (Responsible Research and Innovation – Pesquisa e Inovação Responsáveis) durante o ano de 2015. O projeto europeu Engage (engagementingscience.eu) tem como objetivo aumentar a conscientização da Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI). A PUCPR, em parceria com o projeto Engage, realizou uma série de atividades, que promoveram a educação ambiental, envolvendo a Agrobiodiversidade – Transgênicos, por meio de Recursos Educacionais Abertos (REA) e a cocriação. Neste contexto, os professores desempenham um papel importante para tornar a educação ambiental mais relevante para as preocupações dos alunos, que são conhecidos por serem orientados para o futuro. Isso pode aumentar a probabilidade de que os alunos possam aplicar o que aprenderam fora da escola e, também, responderem a desafios sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR – Brasil

Katia Ethiénne Esteves dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e Universidade Positivo - UP

Doutoranda em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR),Coordenadora  de Ensino EAD da Universidade Positivo,

Raquel Pasternak Glitz Kowalski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutoranda em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), professora do curso superior em Design na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na FAE

Alexandra Okada, Knowledge Media Institute (KMi OU-UK), Milton Keynes- Reino Unido

Doutora em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), professora pesquisadora do Knowledge Media Institute (KMi OU-UK), Milton Keynes- Reino Unido

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Torres, P. L., Santos, K. E. E. dos, Kowalski, R. P. G., & Okada, A. (2017). Experiência de Educação Ambiental utilizando Pesquisa e Inovação Responsáveis da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no Projeto Europeu Engage. Revista Diálogo Educacional, 17(55), 1530–1554. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS04