Reflexões sobre a Educação Ambiental no curso de Pedagogia

Autores

  • Daniele Saheb Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Maria Arlete Rosa Universidade Tuiuti do Paraná -UTP
  • Marília Torales Campos de Andrade UFPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS05

Resumo

Busca-se, neste artigo, analisar os desafios diante dos limites e possibilidades no processo de implementação da educação ambiental em dois cursos de Pedagogia ofertados por instituições da rede particular de ensino de Curitiba. Para tanto, será considerada a política de educação ambiental para a educação superior e básica em âmbito nacional (BRASIL, 2012a) e no Paraná (PARANÁ, 2013b), bem como se investigará a educação ambiental nos eixos da gestão e da organização curricular, tendo sido realizada pesquisa documental e bibliográfica. Verificou-se a compreensão das alunas formandas, selecionadas de forma aleatória para participar de grupo focal, sobre meio ambiente e educação ambiental. Os resultados indicam que os desafios tratam da decisão institucional quanto ao planejamento e destinação de recursos financeiros e humanos, no sentido de atender às normas vigentes sobre o desenvolvimento da educação ambiental nos eixos do espaço físico, da gestão e da organização curricular. Foram apontados outros desafios, tais como: conhecimento da realidade socioambiental do espaço físico da instituição de ensino; readequação do plano de desenvolvimento institucional e propostas pedagógicas dos cursos de Pedagogia no enfoque da ambientalização da gestão; e possibilidades de inserção da educação ambiental como conteúdo nos componentes curriculares ou como disciplina específica na matriz pedagógica dos cursos de Pedagogia. Ademais, as alunas formandas de Pedagogia reconhecem que a educação ambiental contribui para ampliar a compreensão das questões socioambientais na formação profissional e na atuação no cotidiano da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Saheb, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Maria Arlete Rosa, Universidade Tuiuti do Paraná -UTP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Saheb, D., Rosa, M. A., & Andrade, M. T. C. de. (2017). Reflexões sobre a Educação Ambiental no curso de Pedagogia. Revista Diálogo Educacional, 17(55), 1555–1573. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.055.DS05