v. 16 n. 49 (2016): História da Educação Matemática em distintas perspectivas

Publicado: 2016-07-14

Dossiê

  • Représentations des femmes et des hommes dans des manuels d’arithmétique français du XIXe siècle : une approche quantitative

    Valérie Legros
    527-552
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS01
  • O livro didático de matemática e cultura escolar em pesquisas: primeiras aproximações

    Alex Oleandro Gonçalves, Rosa Lydia Teixeira Corrêa
    553-566
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS02
  • Arithmetic Intuitive: of Primary object lessons for legislation

    Neuza Bertoni Pinto, Lidiane Gomes dos Santos Felisberto
    567-588
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS03
  • “Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas”: discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961)

    Diogo Franco Rios, Maria Cecilia Bueno Fischer
    589-610
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS04
  • REPRESENTAÇÕES DA ARITMÉTICA ESCOLAR EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA EM SANTA CATARINA (DÉCADA DE 1940)

    Thuysa Schlichting de Souza, David Antonio da Costa
    611-628
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS05
  • Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticos

    Márcia Maria Alves de Assis, Iran Abreu Mendes
    629-654
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS06

Artigos

  • “Psiu, estou jogando!!”: o jogo no ensino da Matemática

    Luciana Figueiredo Lacanallo, Nerli Nonato Ribeiro Mori
    657-678
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO01
  • EL CURRÍCULO DE LA COMPETENCIA CIENTÍFICA EN PERU Y PORTUGAL ANTE PISA 2012

    Osbaldo Turpo-Gebera
    679-704
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO02
  • LINGUAGEM, DIALOGICIDADE E DOCÊNCIA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ATOS

    Ilsa do Carmo Vieira Goulart
    705-726
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO03
  • EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: NOVAS PERCEPÇÕES COM BASE NA PRAGMÁTICA

    José Pedro Boufleuer, Juliana Scheibner Dellafavera
    727-744
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO04
  • Questões do sentido do saber escolar na sociedade do conhecimento

    Eldon Henrique Mühl
    745-768
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO05
  • ESCOLARIZAÇÃO, RECONHECIMENTO E JUSTIÇA SOCIAL: TRÊS QUESTÕES PARA A PESQUISA EM SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

    Rodrigo Manoel Dias da Silva
    769-790
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO06

Apresentação

  • Editorial

    Neuza Bertoni Pinto, Rosa Lydia Teixeira Corrêa
    521-524
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.ed01