EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: NOVAS PERCEPÇÕES COM BASE NA PRAGMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO04Resumo
O presente estudo tematiza a linguagem em suas vinculações com o campo educacional, pressupondo que as diferentes perspectivas que a linguagem adquiriu ao longo dos tempos podem ser articuladas com os também diferentes paradigmas de racionalidade e de educação. Busca, então, mostrar que as noções de educação vinculadas aos modelos da metafísica e da racionalidade moderna compreendem a linguagem fundamentalmente ao modo de um instrumento, enquanto que a noção de uma educação assentada numa racionalidade comunicativa se vale de uma concepção de linguagem entendida como processo de interação. Assumindo o pressuposto de que o homem é um ser que se constitui na e pela linguagem e que, por isso, é capaz de estabelecer formas próprias de interação com os outros e com o meio em que se encontra, o estudo busca uma melhor percepção do vínculo entre linguagem e educação mediante o estabelecimento de inferências e desdobramentos para os contextos de ensino e aprendizagem à luz dos estudos da pragmática.Downloads
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