EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: NOVAS PERCEPÇÕES COM BASE NA PRAGMÁTICA

Autores

  • José Pedro Boufleuer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS
  • Juliana Scheibner Dellafavera Redes particular e estadual de ensino, Ijuí, RS

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO04

Resumo

O presente estudo tematiza a linguagem em suas vinculações com o campo educacional, pressupondo que as diferentes perspectivas que a linguagem adquiriu ao longo dos tempos podem ser articuladas com os também diferentes paradigmas de racionalidade e de educação. Busca, então, mostrar que as noções de educação vinculadas aos modelos da metafísica e da racionalidade moderna compreendem a linguagem fundamentalmente ao modo de um instrumento, enquanto que a noção de uma educação assentada numa racionalidade comunicativa se vale de uma concepção de linguagem entendida como processo de interação. Assumindo o pressuposto de que o homem é um ser que se constitui na e pela linguagem e que, por isso, é capaz de estabelecer formas próprias de interação com os outros e com o meio em que se encontra, o estudo busca uma melhor percepção do vínculo entre linguagem e educação mediante o estabelecimento de inferências e desdobramentos para os contextos de ensino e aprendizagem à luz dos estudos da pragmática.

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Publicado

2016-07-14

Como Citar

Boufleuer, J. P., & Scheibner Dellafavera, J. (2016). EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: NOVAS PERCEPÇÕES COM BASE NA PRAGMÁTICA. Revista Diálogo Educacional, 16(49), 727–744. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO04