“Psiu, estou jogando!!”: o jogo no ensino da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO01Resumo
O presente artigo tem o objetivo de apontar como os jogos de regras podem constituir-se em um recurso metodológico na organização do ensino da matemática e na formação do pensamento teórico dos escolares. Esse artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado realizada em 2011, na Universidade Estadual de Maringá. Trabalhamos com alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas de Maringá, que apresentavam rendimento escolar abaixo da média 6,0 em matemática e encaminhados ao Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade, pela escola por terem dificuldades de aprendizagem. A partir do jogo Kalah e estudos da Psicologia Histórico-Cultural, buscamos descrever o movimento de aprendizagem feito pelos alunos nas situações de jogo, no intuito de reconhecer que o aprender implica em dialeticidade e interação entre o sujeito e o conhecimento. Partindo da concepção de jogo como atividade humana e social, nossa contribuição é no sentido de que esse seja visto como recurso metodológico na organização do ensino de matemática capaz de possibilitar a formação do pensamento teórico. Para tanto se exige um novo olhar do professor para o lúdico, com vistas a alcançar a aprendizagem e o desenvolvimento psíquico.Downloads
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Publicado
2016-07-14
Como Citar
Figueiredo Lacanallo, L., & Nonato Ribeiro Mori, N. (2016). “Psiu, estou jogando!!”: o jogo no ensino da Matemática. Revista Diálogo Educacional, 16(49), 657–678. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO01
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