Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticos
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS06Resumo
Neste artigo caracterizamos uma pesquisa cuja finalidade principal foi descrever múltiplos aspectos das trajetórias das matemáticas elementares referentes às legislações, aos programas de ensino e aos materiais didáticos utilizados na Escola Normal de Natal, entre 1908 e 1970. Para alcançar os objetivos previstos nos apoiamos em fundamentos teórico-metodológicos da história cultural, segundo o qual a história se constitui na ação de relatar padrões da cultura de determinada época. Em nosso estudo abordamos especificamente a cultura escolar, no sentido de revelar aspectos das trajetórias da Aritmética, da Geometria e do Desenho na formação de professores primários na referida escola. As indagações feitas às fontes de pesquisa possibilitaram a organização de uma narrativa histórica fundamentada em três setores: legislações, programas de ensino e materiais didáticos. Constatamos que as conexões entre esses setores foram fundamentais para que pudéssemos compreender o surgimento de práticas pedagógicas a serem utilizadas posteriormente na formação de professores dos anos iniciais, a partir da segunda metade da década de 1960, quando foi criada uma nova escola de Formação de Professores, em Natal.Downloads
Referências
AQUINO, L. C. de. A Escola Normal de Natal (1908 — 1938) — Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2002.
AQUINO, L. C. de. Da Escola Normal ao Instituto Kennedy (1950 — 1965) — Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
ASSIS, M. M. A. de. Matemáticas Elementares na Escola Normal de Natal: Legislações, Programas de Ensino, Materiais Didáticos. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
BURKE, P. O que é história cultural? Tradução: Sérgio Goes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
CHARTIER, R. A História Cultural — entre práticas e representações . Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Editora Beltrand Brasil S.A., 1990.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria e Educação. Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar . História da Educação. Pelotas, v. 11, p. 5-27, abr. 2002.
GOMES, M. L. M. Como se têm formado e como têm exercido a docência os professores que ensinam Matemática no Brasil. In: História da Educação Matemática no Brasil : problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e históricas elaboradas. Org.: Wagner Rodrigues Valente. São Paulo: Livraria da Física, 2014. p. 62-79.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação , Campinas, n. 1, p. 9 -43, jan/jun. 2001.
LIMA, N. dos S. Syntese do nosso movimento pedagógico. In: Revista Pedagógium , ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES do RN: Revista Pedagogium. Natal, ano 1, n. 1, Jul. 1921.
MEDEIROS, R. H. A. Arquivos Escolares. p. 175-189. In: A pesquisa e a preservação de arquivos e fontes para a educação, cultura e memória . Ana Palmira Bittencourt S. Casimiro, José Cludinei Lombardi, Lívia Diana Rocha Magalhães, organizadores. Campinas, SP: Editora Alinea, 2012. 2ª Ed. REVISTA do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Volumes LVILVII- LVIII, Anos 1964, 1965 e 1966. Rio de Janeiro: Editora Pongetti, 1971, p. 51-59.
RIO GRANDE DO NORTE. Relatório do Presidente Joaquim Ferreira Chaves Filho . Mensagem... 15 de Julho de 1896.
RIO GRANDE DO NORTE. Relatório do Presidente Alberto Maranhão . Mensagem... 01 de novembro de 1909.
RIO GRANDE DO NORTE. Relatório do Presidente Alberto Maranhão . Mensagem... 01 de novembro de 1911.
RIO GRANDE DO NORTE. Relatório de Acompanhamento da Escola Normal . In: Livro de Acompanhamento da Escola Normal de Natal, 1911
RIO GRANDE DO NORTE. Relatório do Presidente Alberto Maranhão . Mensagem... 01 de novembro de 1913.
RIO GRANDE DO NORTE. Livro de Relatórios da Escola Normal de Natal , 1916. Manuscrito.
RIO GRANDE DO NORTE. Lei n. 405 de 29 de novembro de 1916. Reorganiza o ensino primário, secundário e profissional, no Estado. Actos legislativos e decretos do governo [Typ d’ A Republica], Natal, RN, 1916, p.69-103.
RIO GRANDE DO NORTE. Relatório do Presidente Joaquim Ferreira Chaves . Mensagem... 01 de novembro de 1917.
RIO GRANDE DO NORTE. Relatório do Diretor da Instrução Pública . In: livro de Registro da Escola Normal de Natal. 1917. Manuscrito.
RIO GRANDE DO NORTE. Lei 405 estadual de 29/11/1916 , publicada na parte oficial do jornal A República em 29/12/1916.
RIO GRANDE DO NORTE. Escola Normal de Natal. Livro de Relatórios da Escola Normal de Natal , 1911, p. 21. Manuscrito.
RIO GRANDE DO NORTE. Escola Normal de Natal. Documento da Prática de Ensino da Escola Normal de Natal , 1957, p. 21. Manuscrito.
RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Centro de Pesquisas e Orientação Pedagógica e Educacional. Programa do Ensino Normal . Natal, Janeiro, 1971. (mimeo.).
RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Programas do Ensino Primário Elementar – 4ª Série (Matemática) . Natal: Edições Walter Pereira S/A, 1968
RIO GRANDE DO NORTE. Programas do Ensino Normal . Natal: Secretaria de Estado de Educação e Cultura, 1971.
TANURI, L. M. Contribuição para o estudo da escola Normal no Brasil. São Paulo: CRPE, n. 13, 1970.
VILLELA, H. O. S. A primeira Escola Normal no Brasil : uma contribuição à história da formação de professores. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.