Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticos

Autores

  • Márcia Maria Alves de Assis Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, Natal, RN
  • Iran Abreu Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS06

Resumo

Neste artigo caracterizamos uma pesquisa cuja finalidade principal foi descrever múltiplos aspectos das trajetórias das matemáticas elementares referentes às legislações, aos programas de ensino e aos materiais didáticos utilizados na Escola Normal de Natal, entre 1908 e 1970. Para alcançar os objetivos previstos nos apoiamos em fundamentos teórico-metodológicos da história cultural, segundo o qual a história se constitui na ação de relatar padrões da cultura de determinada época. Em nosso estudo abordamos especificamente a cultura escolar, no sentido de revelar aspectos das trajetórias da Aritmética, da Geometria e do Desenho na formação de professores primários na referida escola. As indagações feitas às fontes de pesquisa possibilitaram a organização de uma narrativa histórica fundamentada em três setores: legislações, programas de ensino e materiais didáticos. Constatamos que as conexões entre esses setores foram fundamentais para que pudéssemos compreender o surgimento de práticas pedagógicas a serem utilizadas posteriormente na formação de professores dos anos iniciais, a partir da segunda metade da década de 1960, quando foi criada uma nova escola de Formação de Professores, em Natal.

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Publicado

2016-07-14

Como Citar

Alves de Assis, M. M., & Abreu Mendes, I. (2016). Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticos. Revista Diálogo Educacional, 16(49), 629–654. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS06