Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticos

Auteurs

  • Márcia Maria Alves de Assis Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, Natal, RN
  • Iran Abreu Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

DOI :

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS06

Résumé

Neste artigo caracterizamos uma pesquisa cuja finalidade principal foi descrever múltiplos aspectos das trajetórias das matemáticas elementares referentes às legislações, aos programas de ensino e aos materiais didáticos utilizados na Escola Normal de Natal, entre 1908 e 1970. Para alcançar os objetivos previstos nos apoiamos em fundamentos teórico-metodológicos da história cultural, segundo o qual a história se constitui na ação de relatar padrões da cultura de determinada época. Em nosso estudo abordamos especificamente a cultura escolar, no sentido de revelar aspectos das trajetórias da Aritmética, da Geometria e do Desenho na formação de professores primários na referida escola. As indagações feitas às fontes de pesquisa possibilitaram a organização de uma narrativa histórica fundamentada em três setores: legislações, programas de ensino e materiais didáticos. Constatamos que as conexões entre esses setores foram fundamentais para que pudéssemos compreender o surgimento de práticas pedagógicas a serem utilizadas posteriormente na formação de professores dos anos iniciais, a partir da segunda metade da década de 1960, quando foi criada uma nova escola de Formação de Professores, em Natal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AQUINO, L. C. de. A Escola Normal de Natal (1908 — 1938) — Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2002.

AQUINO, L. C. de. Da Escola Normal ao Instituto Kennedy (1950 — 1965) — Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

ASSIS, M. M. A. de. Matemáticas Elementares na Escola Normal de Natal: Legislações, Programas de Ensino, Materiais Didáticos. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

BURKE, P. O que é história cultural? Tradução: Sérgio Goes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

CHARTIER, R. A História Cultural — entre práticas e representações . Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Editora Beltrand Brasil S.A., 1990.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria e Educação. Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar . História da Educação. Pelotas, v. 11, p. 5-27, abr. 2002.

GOMES, M. L. M. Como se têm formado e como têm exercido a docência os professores que ensinam Matemática no Brasil. In: História da Educação Matemática no Brasil : problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e históricas elaboradas. Org.: Wagner Rodrigues Valente. São Paulo: Livraria da Física, 2014. p. 62-79.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação , Campinas, n. 1, p. 9 -43, jan/jun. 2001.

LIMA, N. dos S. Syntese do nosso movimento pedagógico. In: Revista Pedagógium , ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES do RN: Revista Pedagogium. Natal, ano 1, n. 1, Jul. 1921.

MEDEIROS, R. H. A. Arquivos Escolares. p. 175-189. In: A pesquisa e a preservação de arquivos e fontes para a educação, cultura e memória . Ana Palmira Bittencourt S. Casimiro, José Cludinei Lombardi, Lívia Diana Rocha Magalhães, organizadores. Campinas, SP: Editora Alinea, 2012. 2ª Ed. REVISTA do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Volumes LVILVII- LVIII, Anos 1964, 1965 e 1966. Rio de Janeiro: Editora Pongetti, 1971, p. 51-59.

RIO GRANDE DO NORTE. Relatório do Presidente Joaquim Ferreira Chaves Filho . Mensagem... 15 de Julho de 1896.

RIO GRANDE DO NORTE. Relatório do Presidente Alberto Maranhão . Mensagem... 01 de novembro de 1909.

RIO GRANDE DO NORTE. Relatório do Presidente Alberto Maranhão . Mensagem... 01 de novembro de 1911.

RIO GRANDE DO NORTE. Relatório de Acompanhamento da Escola Normal . In: Livro de Acompanhamento da Escola Normal de Natal, 1911

RIO GRANDE DO NORTE. Relatório do Presidente Alberto Maranhão . Mensagem... 01 de novembro de 1913.

RIO GRANDE DO NORTE. Livro de Relatórios da Escola Normal de Natal , 1916. Manuscrito.

RIO GRANDE DO NORTE. Lei n. 405 de 29 de novembro de 1916. Reorganiza o ensino primário, secundário e profissional, no Estado. Actos legislativos e decretos do governo [Typ d’ A Republica], Natal, RN, 1916, p.69-103.

RIO GRANDE DO NORTE. Relatório do Presidente Joaquim Ferreira Chaves . Mensagem... 01 de novembro de 1917.

RIO GRANDE DO NORTE. Relatório do Diretor da Instrução Pública . In: livro de Registro da Escola Normal de Natal. 1917. Manuscrito.

RIO GRANDE DO NORTE. Lei 405 estadual de 29/11/1916 , publicada na parte oficial do jornal A República em 29/12/1916.

RIO GRANDE DO NORTE. Escola Normal de Natal. Livro de Relatórios da Escola Normal de Natal , 1911, p. 21. Manuscrito.

RIO GRANDE DO NORTE. Escola Normal de Natal. Documento da Prática de Ensino da Escola Normal de Natal , 1957, p. 21. Manuscrito.

RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Centro de Pesquisas e Orientação Pedagógica e Educacional. Programa do Ensino Normal . Natal, Janeiro, 1971. (mimeo.).

RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Programas do Ensino Primário Elementar – 4ª Série (Matemática) . Natal: Edições Walter Pereira S/A, 1968

RIO GRANDE DO NORTE. Programas do Ensino Normal . Natal: Secretaria de Estado de Educação e Cultura, 1971.

TANURI, L. M. Contribuição para o estudo da escola Normal no Brasil. São Paulo: CRPE, n. 13, 1970.

VILLELA, H. O. S. A primeira Escola Normal no Brasil : uma contribuição à história da formação de professores. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1990.

Téléchargements

Publiée

2016-07-14

Comment citer

Alves de Assis, M. M., & Abreu Mendes, I. (2016). Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticos. Revista Diálogo Educacional, 16(49), 629–654. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS06