v. 14 n. 42 (2014): Formação de professores: interlocução universidade e educação básica

Publicado: 2014-07-12

Dossiê

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A DIVERSIDADE DA DOCÊNCIA

    Ilma Passos Alencastro Veiga
    327-342
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS01
  • Teachers’ formation for Higher Education and the diversity in the docence/teaching

    Ilma Passos Alencastro Veiga
    327-342
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i42.6527
  • Licenciaturas e anos iniciais da Educação Básica: uma interlocução necessária na formação de professores

    Simone Regina Manosso Cartaxo, Pura Lúcia Oliver Martins
    343-367
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS02
  • Interação universidade e escola: uma colaboração entre ações e discursos

    Gionara Tauchen, Catia Piccolo Viero Devechi, Amarildo Luiz Trevisan
    369-393
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS03
  • O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores

    Helena Maria dos Santos Felício
    395-414
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS05
  • PIBID as the “third space” in the initial formation of teachers

    Helena Maria dos Santos Felício
    415-434
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i42.6593
  • A construção de práticas pedagógicas inter/multiculturais no ensino fundamental e os saberes docentes

    Emília Freitas de Lima
    435-455
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS04
  • The construction of inter/multicultural pedagogical practices in the elementary teaching and the teaching knowledge

    Emília Freitas de Lima
    395-414
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i42.6620
  • Formação docente, valores éticos e cultura das mídias digitais: referenciais das práticas de professores para a escola contemporânea

    Regina Cely de Campos Hagemeyer
    415-434
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS06
  • Teacher’s formation, ethical values and the cultural digital media: referential from teacher’s practices in the contemporary school

    Regina Cely de Campos Hagemeyer
    435-455
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i42.6644
  • A consolidação de grupos de aprendizagem em projeto de formação continuada

    Fernanda Keila Marinho da Silva, Viviane Lousada Cracel, Maurício Compiani
    457-476
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS07
  • The consolidation of learning groups in the continuing education project

    Fernanda Keila Marinho da Silva, Viviane Lousada Cracel, Maurício Compiani
    457-476
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i42.6680
  • Diferentes olhares sobre a docência: de qual professor estamos falando?

    Maiane Liana Hatschbach Ourique, João Luis Pereira Ourique
    477-499
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS08
  • Different perspectives on teaching: of what teacher are we talking about?

    Maiane Liana Hatschbach Ourique, João Luis Pereira Ourique
    477-499
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i42.6692
  • Evasão ou permanência na profissão: políticas educacionais e representações sociais de professores

    Romilda Teodora Ens, Ana Maria Eyng, Maria Lourdes Gisi, Marciele Stiegler Ribas
    501-523
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS09
  • Evasion or permanence in the profession: educational policies and social representations of teachers

    Romilda Teodora Ens, Ana Maria Eyng, Maria Lourdes Gisi, Marciele Stiegler Ribas
    501-523
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i42.6704

Artigos

  • Formação de professores: as diretrizes nacionais e o poder local

    Maria Eliza Nogueira Oliveira, Graziela Zambão Abdian
    527-548
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.AO01
  • Profissionalidade e formação docente: representações sociais de professores

    Rejane Dias da Silva, Adelaide Alves Dias, Sonia de Almeida Pimenta
    549-568
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.AO02
  • Professionalism and teacher education: social representations of teachers

    Rejane Dias da Silva, Adelaide Alves Dias, Sonia de Almeida Pimenta
    549-568
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i42.6782
  • The more you know, is it better? School and sexual and reproductive health

    Susana Seidmann, Jorgelina Di Iorio, Susana Azzollini, Silvana Rolando
    569-584
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.AO03
  • Cuánto más sepan ¿mejor? Escuela y salud sexual y reproductiva

    Susana Seidmann, Jorgelina Di Iorio, Susana Azzollini, Silvana Rolando
    569-584
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i42.6794
  • Representações sociais: a historicidade do psicossocial

    Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas
    585-603
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.AO04
  • Social representations: the historicity of the psychosocial

    Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas
    585-603
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i42.6806
  • Pedagogia na universidade em transição: reflexões a partir do Processo de Bolonha e da voz de gestores pedagógicos de cursos de Engenharia de Portugal

    Rita de Cássia M. T. Stano, Flávia Vieira
    605-628
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.AO05
  • Pedagogy at university in transition: reflections from the Bologna Process and the voices of pedagogical managers in Engineering courses in Portugal

    Rita de Cássia M. T. Stano, Flávia Vieira
    605-628
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i42.6818

Apresentação

  • Editorial

    Pura Lúcia Oliver Martins, Romilda Teodora Ens
    317-321
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.ED01