FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A DIVERSIDADE DA DOCÊNCIA

Autores

  • Ilma Passos Alencastro Veiga Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, assessora pedagógica da Diretoria Acadêmica do Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS01

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a formação de professores para a Educação Superior e suas relações com a diversidade da docência como prática profissional. O tema vem sendo, paulatinamente, questionado no debate e na prática pedagógica ética e institucional. A docência na Educação Superior é um empreendimento que articula diferentes possibilidades e exige formação pedagógica. Realizo uma breve leitura dos termos formação e docência e apresento um argumento em favor da natureza e das características da docência, deixando transparecer a questão de sua diversidade. Para propor um ponto departida para o processo formativo, escolhi seis facetas da docência que deram origem a este artigo, a partir de observações realizadas em aulas de cursos de graduação na área de Saúde. Concluo defendendo a tentativa de construção de alguns princípios formativos, tais como: a docência representa um amálgama marcado pelas políticas públicas, considera adiversidade, é prática social contextualizada 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARELL, J. El aprendizaje basado en problemas: un enfoque investigativo. Buenos Aires: Manantial, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano da professora. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

LEITÃO DE MELLO, M. T. Programas oficiais para formação de professores. Educação & Sociedade, n. 68, p. 45-60, 1999.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PEREIRA, S. E. Contribuições para o planejamento educacional em ciências da saúde com estratégias inovadoras de ensino-Aprendizagem. Revista Comunicação, Ciências e Saúde, v. 18, n. 1, p. 33-44, 2007.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & sociedade, v. 21, n. 73, p. 209-244, 2000.

VEIGA, I. P. A. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, I. P. A.; D’AVILA, C. (Org.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. 2. ed. Campinas: Papirus, 2010.

VILARINHO, L. R. G.; GANGA, L. L. S. Docência on-line: um desafio a enfrentar. Revista Olhar de Professor, v. 1, n. 1, jan./jul. 1998.

Downloads

Publicado

2014-07-12

Como Citar

Passos Alencastro Veiga, I. (2014). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A DIVERSIDADE DA DOCÊNCIA. Revista Diálogo Educacional, 14(42), 327–342. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS01