v. 9 n. 27 (2009): História e políticas da educação e a formação de professores

Publicado: 2009-07-07

Dossiê

  • POLÍTICAS Y PROBLEMÁTICA DE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO EN ESPAÑA (1969-2004): LA REVISTA DE EDUCACIÓN EN EL CONTEXTO DE LA AGENDA EDUCATIVA INTERNACIONAL

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3556
    Antón Costa Rico
    215-248
  • O CENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICAS E A FORMAÇÃO DE ARTEEDUCADORES NA DÉCADA DE 1950

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3562
    Moysés Kuhlmann Júnior, Ceres Luehring Medeiros
    249-265
  • HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE EM NATAL/RN (1908-1920)

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3568
    Maria Arisnete Câmara de Morais, Francinaide de Lima Silva
    267-278
  • A EDUCAÇÃO NA RESTAURAÇÃO LEMISTA DA IGREJA: A MISSÃO DE TRISTÃO DE ATHAYDE E STELLA DE FARO NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA: 1934-1945

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3577
    Peri Mesquida
    279-295
  • CURSO NORMAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO, NO PARANÁ (1996-2006)

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3583
    Angela Galizzi Vieira Gomide, Maria Elisabeth Blanck Miguelb
    297-314

Artigos

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES: REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS NOS ESPAÇOS PROFISSIONAIS

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3595
    Maria José Dozza
    317-333
  • A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: CONCEITOS E FUNDAMENTOS

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3589
    Marcio Mugnol
    335-349
  • VIGOTSKI E PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA A AUTONOMIA DO PROFESSOR

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3601
    Ana Paula Petroni, Vera Lúcia Trevisan de Souza
    351-361
  • A QUESTÃO DO CORPO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3604
    Suzana Lyra Strapasson
    363-378
  • A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: VOZES DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3616
    Abdeljalil Akkari, Camila Pompeu da Silva
    379-392

Apresentação

  • EDITORIAL

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3514
    Maria Elisabeth Blanck Miguel
    209-211

Resenhas