v. 9 n. 27 (2009): História e políticas da educação e a formação de professores

Publicado: 2009-07-07

Dossiê

  • POLÍTICAS Y PROBLEMÁTICA DE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO EN ESPAÑA (1969-2004): LA REVISTA DE EDUCACIÓN EN EL CONTEXTO DE LA AGENDA EDUCATIVA INTERNACIONAL

    Antón Costa Rico
    215-248
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3556
  • O CENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICAS E A FORMAÇÃO DE ARTEEDUCADORES NA DÉCADA DE 1950

    Moysés Kuhlmann Júnior, Ceres Luehring Medeiros
    249-265
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3562
  • HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE EM NATAL/RN (1908-1920)

    Maria Arisnete Câmara de Morais, Francinaide de Lima Silva
    267-278
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3568
  • A EDUCAÇÃO NA RESTAURAÇÃO LEMISTA DA IGREJA: A MISSÃO DE TRISTÃO DE ATHAYDE E STELLA DE FARO NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA: 1934-1945

    Peri Mesquida
    279-295
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3577
  • CURSO NORMAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO, NO PARANÁ (1996-2006)

    Angela Galizzi Vieira Gomide, Maria Elisabeth Blanck Miguelb
    297-314
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3583

Artigos

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES: REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS NOS ESPAÇOS PROFISSIONAIS

    Maria José Dozza
    317-333
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3595
  • A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: CONCEITOS E FUNDAMENTOS

    Marcio Mugnol
    335-349
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3589
  • VIGOTSKI E PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA A AUTONOMIA DO PROFESSOR

    Ana Paula Petroni, Vera Lúcia Trevisan de Souza
    351-361
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3601
  • A QUESTÃO DO CORPO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE

    Suzana Lyra Strapasson
    363-378
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3604
  • A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: VOZES DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA

    Abdeljalil Akkari, Camila Pompeu da Silva
    379-392
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3616

Apresentação

  • EDITORIAL

    Maria Elisabeth Blanck Miguel
    209-211
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3514

Resenhas