A QUESTÃO DO CORPO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Suzana Lyra Strapasson Analista Junguiana Didata e membro da Associação Junguiana do Brasil, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3604

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer alguns aspectos da questão do corpo e da sexualidade na formação docente na perspectiva da psicologia e, para isso, o caminho percorrido é: do signo ao símbolo, do profano ao sagrado. Eros, o deus do amor, ou o próprio amor, é o representante maior da afetividade e da sexualidade. É Eros quem dá inteligência e coração à sexualidade. Eros tem duas faces, uma escura e uma luminosa. O seu lado escuro não deve ser simplesmente rejeitado ou negado, por ser desconhecido e ameaçador, mas sim acolhido e compreendido, e com isto, transformado. Para tal, precisase de conhecimento. Não apenas do conhecimento informativo, mas de um conascimento, de um nascer com, de um emergir do conhecimento que nasce da experiência profunda do cotidiano e se mostra em palavras, gestos, tom de voz, no olhar, enfim, no corpo.

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Publicado

2009-07-07

Como Citar

Lyra Strapasson, S. (2009). A QUESTÃO DO CORPO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Diálogo Educacional, 9(27), 363–378. https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3604