A QUESTÃO DO CORPO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE

Auteurs

  • Suzana Lyra Strapasson Analista Junguiana Didata e membro da Associação Junguiana do Brasil, Curitiba, PR

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3604

Résumé

O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer alguns aspectos da questão do corpo e da sexualidade na formação docente na perspectiva da psicologia e, para isso, o caminho percorrido é: do signo ao símbolo, do profano ao sagrado. Eros, o deus do amor, ou o próprio amor, é o representante maior da afetividade e da sexualidade. É Eros quem dá inteligência e coração à sexualidade. Eros tem duas faces, uma escura e uma luminosa. O seu lado escuro não deve ser simplesmente rejeitado ou negado, por ser desconhecido e ameaçador, mas sim acolhido e compreendido, e com isto, transformado. Para tal, precisase de conhecimento. Não apenas do conhecimento informativo, mas de um conascimento, de um nascer com, de um emergir do conhecimento que nasce da experiência profunda do cotidiano e se mostra em palavras, gestos, tom de voz, no olhar, enfim, no corpo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ABRAHAM, R.; MCKENNA, T.; SHELDRAKE, R. Caos, criatividade e o retorno do sagrado: triálogos nas fronteiras do ocidente. São Paulo: Cultrix; Pensamento, 1994.

JONAS, H. The gnostic religion. Boston: Beacon Press, 1958.

JUNG, C. G. Psicologia da religião ocidental e oriental. Petrópolis: Vozes, 1980. v. 11.

______. O desenvolvimento da personalidade. Petrópolis: Vozes, 1986a.

______. Psicogênese das doenças mentais. Petrópolis: Vozes, 1986b. v. 3.

______. Civilização em mudança. Petrópolis: Vozes, 1993.

______. Fundamentos de psicologia analítica. Petrópolis: Vozes, 1999.

KELEMAN, S. Mito e corpo. São Paulo: Summus, 1999.

MOORE, T. A alma do sexo. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.

ZELDIN, T. Uma história intima da humanidade. Rio de Janeiro: Record, 1996.

Téléchargements

Publiée

2009-07-07

Comment citer

Lyra Strapasson, S. (2009). A QUESTÃO DO CORPO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Diálogo Educacional, 9(27), 363–378. https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3604