CURSO NORMAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO, NO PARANÁ (1996-2006)
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v9i27.3583Resumo
Este trabalho analisa as políticas educacionais para Formação de Professores para a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, inserido na organização do sistema educacional brasileiro em nível médio, modalidade normal. Parte da compreensão do processo de reestruturação produtiva, das mudanças no mundo do trabalho e da reconfiguração do papel do estado interligados à educação, para apreender, neste contexto, as políticas para formação de professores em nível médio desenvolvidas no Estado do Paraná, entre 1996 e 2006. Analisa as orientações advindas da LBD 9394/96 e de documentos da Unesco, como a Declaração de Jomtien (1990) e Dakar (2000), consoantes com este projeto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual, por meio de análise de conteúdo de documentos, estabelece um diálogo crítico com base nas obras de Tanuri (2000), Miguel (2007), Saviani (2005) e Harvey (1993). Os resultados indicam que, no decorrer da história, entre políticas para permanência ou extinção do referido curso, essa modalidade de ensino resiste às pressões e, no Paraná, embora construído com base epistemológica materialista histórica, explicita orientações internacionais da Unesco e cumpre um papel dualista na formação de professores e na consolidação da educação brasileira.Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988.
______. Leis e Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394/96, 20 dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, ano 134, n. 248, p. 27833-27841, dez. 1996
______. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Resolução CEB nº 2, de 19 de abril de 1999. Diário Oficial da União, Brasília, 22 dez. 1999. Seção 1, p. 229.
______. Conselho Nacional de Educação. Decreto n. 5.154/04 de 23 de julho de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, ano 134, n. 248, p. 27833-27841, 26 jul. 2004.
______, Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 01, de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, seção 1, p. 11. 2006.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um reexame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1989a.
______. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: concepção de contradição. São Paulo: Cortez, 1989b. p. 08-26.
HARVEY, David. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1993.
HIDALGO, Angela Maria; SILVA, Ileizi. (Org.). Educação e sociedade: as mudanças nos sistemas de ensino do Brasil e do Paraná na década de 90. Londrina: Editora da UEL, 2001.
IBGE. Tabelas comparativas da década de 1995-2005-2006. Disponível em: <http://ibge.gov.br/estadosat/imprimir,php?sigla=pr&tema+educacao2007>. Acesso em: 20 jul. 2008. Curso normal
MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck Miguel. A escola normal no Paraná. Curitiba: 2007. Mimeografado.
______. A formação do professor e a organização social do trabalho. Curitiba: Editora da UFPR, 1997.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Educação Profissional. Proposta pedagógica curricular do curso de formação de docentes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Curitiba: SEED-PR, 2006a.
______. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Educação Profissional. Diretrizes da educação profissional: fundamentos políticos e pedagógicos. Curitiba: SEED-PR, 2006b.
______. Conselho Estadual de Educação. Sistema Estadual de Ensino. Deliberação 010/99. 1999. Disponível em: <http://celepar7cta.pr.gov.br/seed/deliberações.nsf>. Acesso em: 15 jul 2007.
SAPELLI, Marlene Lúcia Siebert. Políticas educacionais do governo Lerner no Paraná (1995-2002). Cascavel: Igol, 2003.
SAVIANI, Dermeval. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Revista do Centro de Educação, v. 30, n. 2, p. 11-26, 2005.
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
TANURI, Maria Leonor. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, maio/ago. n. 14, p. 61-88, 2000.
UNESCO. Educação para todos fazendo face aos nossos compromissos coletivos: Fórum Mundial de Dakar. Brasília: Unesco, 2000. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2006.
UNICEF. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Brasília: Unicef, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.