v. 16 n. 50 (2016): Formação inicial de professores para a Educação Básica: conhecimentos e práticas

Publicado: 2016-07-14

Dossiê

  • A formação de professores para a educação infantil no limiar dos vinte anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96

    Marilúcia Antônia de Resende Peroza, Pura Lúcia Oliver Martins
    809-829
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS01
  • Aprendizagem da docência na educação infantil: os saberes de professoras de creches

    Monique Aparecida Voltarelli, Maria Iolanda Monteiro
    831-850
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS02
  • O professor formador e o ensino de didática no curso de Geografia: a perspectiva dos alunos

    Giseli Barreto da Cruz, Talita da Silva
    851-870
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS03
  • A formação inicial de professores na Finlândia

    Thyara Antonielle Demarchi, Rita Buzzi Rausch
    871-890
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS04
  • Uma política de formação voltada aos professores iniciantes de Sobral – CE

    Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
    891-909
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS05
  • Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física

    José Ângelo Gariglio, Carolina Guimarães Reis
    911-936
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS06
  • Professores alfabetizadores: estudo sobre elementos do desenvolvimento profissional

    Liliamar Hoça, Joana Paulin Romanowski, Simone Regina Manosso Cartaxo
    937-965
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS07
  • Profissão docente e a formação dos formadores: relações entre a universidade e a educação básica

    Ana Lara Casagrande, Joyce Mary Adam
    967-986
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS08
  • Profissionalidade e formação docente: representações sociais de professores

    Rejane Dias da Silva, Adelaide Alves Dias, Sonia Pimenta de Araujo
    987-1007
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS09
  • A constituição da profissão docente: um estudo com professores da educação profissional

    Ana Sara Castaman, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Denise de Oliveira
    1009-1028
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS10

Artigos

  • Instruir, aprender ou comunicar: Reflexão sobre os fundamentos das opções pedagógicas perspetivadas a partir do ato de ensinar

    Rui Trindade, Ariana Cosme
    1031-1051
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.AO01
  • Alegação para uma epistemologia de segunda ordem na formação de professores

    Orlando Fernández Aquino, Alberto Matías González
    1053-1076
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.AO02
  • Relação pedagógica no grupo tutorial: desafios e possibilidades das metodologias participativas (ativas)

    Edileuza Fernandes da Silva
    1077-1092
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.AO03

Apresentação

  • Editorial

    Joana Paulin Romanowski, Pura Lúcia Oliver Martins
    799-805
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.ED01