Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física

Autores

  • José Ângelo Gariglio Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG), Belo Horizonte, MG
  • Carolina Guimarães Reis Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS06

Resumo

Este texto relata alguns dos resultados de nossa pesquisa que teve como objeto de estudo central a análise dos processos de iniciação à docência de licenciados em Educação Física (EF). O estudo tem como objetivos identificar quais as percepções que professores de Educação Física iniciantes têm deste ciclo de desenvolvimento profissional; analisar como professores de Educação Física iniciantes pensam e atuam profissionalmente de forma a integra-se às situações de trabalho; entender como os professores iniciantes aprendem a ensinar nos primeiros anos de exercício profissional na escola. A pesquisa lançou mão dos seguintes instrumentos de coleta de dados: realização de entrevistas com docentes iniciantes e análise de casos de ensino confeccionados por meio de relatos escritos. Nosso estudo aponta para o caráter situado da iniciação à docência no qual se podem verificar singularidades de experiências e percepções sobre esse ciclo de desenvolvimento profissional. Esse caráter contextual da inserção profissional mostrou-se fortemente relacionado ao campo disciplinar (EF) a qual os professores pertencem.

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Publicado

2016-07-14

Como Citar

Gariglio, J. Ângelo, & Guimarães Reis, C. (2016). Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física. Revista Diálogo Educacional, 16(50), 911–936. https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS06