Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física

Auteurs

  • José Ângelo Gariglio Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG), Belo Horizonte, MG
  • Carolina Guimarães Reis Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS06

Résumé

Este texto relata alguns dos resultados de nossa pesquisa que teve como objeto de estudo central a análise dos processos de iniciação à docência de licenciados em Educação Física (EF). O estudo tem como objetivos identificar quais as percepções que professores de Educação Física iniciantes têm deste ciclo de desenvolvimento profissional; analisar como professores de Educação Física iniciantes pensam e atuam profissionalmente de forma a integra-se às situações de trabalho; entender como os professores iniciantes aprendem a ensinar nos primeiros anos de exercício profissional na escola. A pesquisa lançou mão dos seguintes instrumentos de coleta de dados: realização de entrevistas com docentes iniciantes e análise de casos de ensino confeccionados por meio de relatos escritos. Nosso estudo aponta para o caráter situado da iniciação à docência no qual se podem verificar singularidades de experiências e percepções sobre esse ciclo de desenvolvimento profissional. Esse caráter contextual da inserção profissional mostrou-se fortemente relacionado ao campo disciplinar (EF) a qual os professores pertencem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARROYO, M. G. Ofício de mestre : imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

BRACHT, V.; FARIA, B. A. A cultura escolar e o ensino da Educação Física: reflexões a partir da teoria de do reconhecimento de Axel Honneth. In: SANTOS, Lucíola L. C. P. S. et. al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente . Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

COCHRAN-SMITH, M. Trends and challenges in teacher education: National and international perspectives in Waldron, F., Smith, J. Dooley, T., & Fitzpatrick, M. (eds.), Reimagining initial teacher education: Perspectives on transformation (pp. 29-53). Dublin: Liffey Press, 2013.

CHARLOT, B. Da relação com o saber : elementos para uma teoria. Porto Alegre: Ed. Penso, 2000.

FARIA, B. A., BRACHT, V., MACHADO, T. S., ALMEIDA, U. R, MACHADO, F. X. Inovação pedagógica na educação física: o que aprender com práticas bem sucedidas? In: XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/III Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2009, Salvador. Formação em Educação Física e Ciências do Esporte: políticas e cotidiano, 2009. Disponível em: http:// cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/CONBRACE/XVI/schedConf/presentations?searchField=&searchMatch=&search=&track=22

FERREIRA, L. A. O professor de Educação Física no primeiro ano da carreira : análise da aprendizagem profissional a partir da promoção de um programa de iniciação à docência. Tese de Doutorado. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2005.

FONTANA, R. C. Trabalho e subjetividade: nos rituais da iniciação, a constituição do ser professora. Caderno CEDES [online], vol. 20, no. 50, abr. 2000. Disponível em:

FEIMAN-NEMSER, S.; FLODER, R. E. Cultural aspects of teaching. In: WITTOCK, M. C. (Dir.). Handbook of research on teaching . 3rd . edition, p. 505-526. New York: Macmillan, 1986.

GARIGLIO, J. A. A cultura docente de professores de Educação Física de uma escola profissionalizante : Saberes e práticas em contexto de ações situadas. 2004. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2004.

GOLD, Y. Beginning teacher support – Attrotion, mentoring, and induction. In: SIKULA, J.(DIR.). Handbook of research Education . New York: Macmillan, 1996.

GUARNIERI, M. R. Tornando-se professor : o início na carreira docente e a consolidação da profissão. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1996.

HUBERMAN, M. Cycle de vie et formation . Vevey: Éditions Delta, 1974.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de professores . p. 31 a 62. Porto: Porto Editora, 1992.

JEBER, L. J. A educação física no ensino fundamental : o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolares. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1996.

LESSARD, C; TARDIF, M. Les identities enseignantes : analyse de facteurs de différenciation du corps enseignant québécois 1960- 1990. Editions du CRP, Université de Sherbrooke, 2003.

LORTIE, D. (1975). School Teachers: A sociological study. Chicago: University of Chicago Press.

MACHADO, T. S. ; BRACHT, V. ; MORAES, C. A. ; ALMEIDA, F. Q. ; SILVA, M. A. As práticas de desinvestimento pedagógico na educação física escolar. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/III Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2009, Salvador. Formação em Educação Física e Ciências do Esporte: políticas e cotidiano, 2009. Disponível em: http://cbce.tempsite.ws/ congressos/index.php/CONBRACE/XVI/schedConf/presentations?searchField= &searchMatch=&search=&track=22

MARCELO-GARCIA, C. Políticas de inserción a la docência: De eslabón perdido a puente para el desarrollo profesional docente. GTD-PREAL, 2007.

MARCELO-GARCIA, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa em Formação de Professores, vol 1, n. 1 Ago-Dez. 2009.

MERSETH, K.K. Case studies and teacher education. Teacher Education Quartely 17(1), 1990, pp.53-61.

MIZUKAMI, M.G.N. Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABRAMOWICZ,A.; MELLO, R.R. (orgs.) Educação : pesquisas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2000, pp.139-61.

SCHÖN, D.A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Professores e a sua formação, 1992, pp.79-93.

SHULMAN, L.S. Toward a pedagogy of cases. In: SHULMAN, J.H. (org.) Case methods in teacher education . New York: Teacher’s College Press, 1992.

SHULMAN, L. L. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review. v. 57, n., 1. Feb. 1987. p. 1-22.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educ. Soc., v. 21. n. 73. dez. 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional . Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VEENMAN, S. Perceived problems of beginning teachers. Review of Educational Reserch , v. 54, n. 2, p. 143-178, 1984.

YOUNG, M. Uma abordagem do estudo dos programas enquanto fenômenos do conhecimento socialmente organizado. In: GRÁCIO, Sergio; STOER, Stephen. Sociologia da Educação II - A construção social das práticas educativas. Belo Horizonte: Horizontes, 1982. p. 151-187.

ZABALZA, M. A. Diários de aula . Porto/Portugal: Porto Editora, 1994.

Téléchargements

Publiée

2016-07-14

Comment citer

Gariglio, J. Ângelo, & Guimarães Reis, C. (2016). Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física. Revista Diálogo Educacional, 16(50), 911–936. https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS06