O professor formador e o ensino de didática no curso de Geografia: a perspectiva dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS03Resumo
O presente artigo toma como referência dados coletados para fins de uma pesquisa sobre a Didática e o aprendizado da docência no processo de constituição da identidade profissional de futuros professores, desenvolvida no período de 2012 a 2015. Tal pesquisa teve por objetivo analisar conhecimentos sobre a docência, construídos por meio do estudo de Didática, por futuros professores, assim como as consequências da disciplina Didática para o processo de constituição dos saberes profissionais docentes. Como estudantes do curso de licenciatura em Geografia avaliam a sua formação em Didática e o papel do professor formador no processo de aprendizagem da docência? Trata-se de um recorte de um estudo investigativo mais amplo, que abrangeu 14 cursos de licenciatura de uma universidade pública federal localizada no Estado do Rio de Janeiro. Como estratégia metodológica, optou-se pela aplicação de questionário e realização de grupos de discussão. A partir de pressupostos teóricos estruturados com base nos estudos de Roldão (2005, 2006), Shulman (1986), Gauthier (1998) e Cochran-Smith e Lytle (1999), buscou-se discutir os temas trabalhados em Didática, as formas de mediação do ensino predominantes nas aulas e o papel do professor formador no processo de constituição da base de conhecimento profissional docente. Os resultados apontam aulas de Didática muito mais centradas nos aspectos teóricos que acompanham o exercício docente, do que na própria docência em si, assim como a necessidade dos formadores, reconhecidos pelos licenciandos como referências de prática, incorporarem ao ensino que desenvolvem a própria prática como parâmetro de formação.Downloads
Referências
CANDAU, V. (Org.). A didática em questão . Petrópolis: Vozes, 1983.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education , v. 24, p. 249-305, 1999.
CRUZ, G. B.; OLIVEIRA, A. T. C. C.; NASCIMENTO, M. G. C. A.; NOGUEIRA, M. A. Ensino de Didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: FAPERJ/Quartet Editora, 2014.
CRUZ, G. B.; ANDRÉ, M. E. D. A. Ensino de didática: um estudo sobre concepções e práticas de professores formadores. Educação em Revista , v. 30, n. 4, p. 181-203, out./dez. 2014.
GATTI, B. A.; NUNES, M. (Org). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículo das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009. (Textos FCC, n. 29).
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: Características e problemas. Educação e Sociedade , v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.
GATTI, B. A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista , n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.
ROLDÃO, M. C. Formar para a excelência profissional: pressupostos e rupturas nos níveis iniciais da docência. In: Simpósio nacional de educação básica: pré-escolar e 1º ciclo – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA: QUESTÕES DO PRESENTE E PERSPECTIVAS FUTURAS, 1., 2003, Aveiro. Anais ... Aveiro: Universidade de Aveiro, 2005. 1 CD-ROM.
ROLDÃO, M. C. A formação de professores como objecto de pesquisa: contributos para a construção do campo de estudo a partir de pesquisas portuguesas. Revista Eletrônica de Educação , v. 1, n. 1, p. 50-118, set. 2007.
SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado: Revista de curriculum y formación del profesorado , v. 9, n. 2, p. 1-30, 2005.
SHULMAN, L. S. Paradigms and research programs in the study of teaching: a contemporary perspective. In: WITTROCK, M. C. (Ed.). Handbook of research on teaching . 3 ed. New York: Macmillan, 1986. p. 3 36.
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Revista Educação , v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.