A constituição da profissão docente: um estudo com professores da educação profissional

Autores

  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Sertão, RS
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR
  • Denise de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Sertão, RS

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS10

Resumo

Este artigo, intitulado “A constituição da profissão docente: um estudo com professores da educação profissional”, tem por objetivo compreender como os professores da educação profissional estão construindo sua identidade docente. Para tanto, analisa-se como o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Sertão promove a profissionalização docente, fazendo com que os participantes construam uma imagem positiva da profissão e adquiram certa autonomia profissional. Como metodologia, adota-se o estudo de caso, com abordagem qualitativa, a partir da percepção dos alunos do referido Programa. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram um questionário estruturado, disponibilizado em ambiente web, com preenchimento on-line, e uma entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. Conclui-se que a formação do “ser professor(a)” está atrelada ao desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito, o qual se compõe de elementos subjetivos e objetivos, que a maioria tem a docência como atividade profissional principal e/ou complementar; outra parcela tem a pretensão de atuar na docência pela carreira profissional e se identificam com a atividade profissional.

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Publicado

2016-07-14

Como Citar

Castaman, A. S., Dudeque Pianovski Vieira, A. M., & de Oliveira, D. (2016). A constituição da profissão docente: um estudo com professores da educação profissional. Revista Diálogo Educacional, 16(50), 1009–1028. https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS10