Aprendizagem da docência na educação infantil: os saberes de professoras de creches
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS02Resumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir a respeito dos saberes que os professores detêm para trabalhar em creches. Para desenvolver este estudo, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, a qual foi realizada em três Centros Municipais de Educação Infantil de uma Rede Municipal de ensino do interior de São Paulo, envolvendo três professoras iniciantes que trabalhavam com crianças de zero a três anos. Realizaram-se observações de campo, registros em diário, análise documental e entrevista semiestruturada. Um ponto de vista em comum, entre as três professoras, refere-se aos saberes advindos da prática profissional e da troca de conhecimentos com professoras mais experientes, que se constituem enquanto as principais fontes de aprendizagem para a docência na educação infantil.Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, A; MORUZZI, A. B. (Orgs.). O plural da infância: aportes da Sociologia. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
ABRAMOWICZ, A.; WAJSKOP, G. Educação Infantil: creches — atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1999.
CERISARA, A. B. Por uma pedagogia da educação infantil: desafios e perspectivas para as professoras. In: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SP. Caderno Temático de Formação II – Educação Infantil: construindo a Pedagogia da Infância no município de São Paulo. São Paulo: SME-SP, 2004. p. 7-16.
FARIA, A. L. G. Educação pré-escolar e cultura. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Cortez Editora, 1999.
FARIA, A. L. G.; FINCO, D. (Orgs.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas: Editora Autores Associados, 2011.
GARCIA, C. M. Formação de professores: por uma mudança significativa. Porto: Porto Editora, 1999.
KRAMER, S. Formação de profissionais de educação infantil: questões e tensões. In: MACHADO, M. L. A. Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez Editora, 2011. p. 117-132.
KRAMER, S. O papel social da educação infantil. Brasília: Ministério das Relações Exteriores, 1999.
KUHLMANN JR., M. Educação Infantil e currículo. In: FARIA, A. L. G.; PALHARES, M.S. (Orgs.). Educação infantil pós-LDB : rumos e desafios. Campinas: Editora Autores Associados/Unicamp; São Carlos: EdUFSCar; Florianópolis: Editora da UFSC, 2000. p. 51-66.
MANTOVANI, S.; PERANI, R. M. Uma profissão a ser inventada: o educador da primeira infância. Pro-posições, v. 10, n. 28, p. 75-98, mar. 1999.
MIZUKAMI, M. G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
NÓVOA, A. As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
OLIVEIRA, F.; TEBET, G. G. C. Cultura da infância: brincar, desenho e pensamento. In: ABRAMOWICZ, A.; MORUZZI, A. B. (Orgs.). O plural da infância. São Carlos: EdUFSCar, 2010. p. 39-54.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Orgs.). Pedagogias(s) da infância: dialogando com o passado - construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
OLIVEIRA, Z. M. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
ORTIZ, C. O papel do professor de crianças pequenas. Pátio - Educação Infantil, v. 5, n. 13, p. 10-13, mar. 2007.
TANGREDI, R. P. Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma reflexão. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.