Aprendizagem da docência na educação infantil: os saberes de professoras de creches

Autores/as

  • Monique Aparecida Voltarelli Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP
  • Maria Iolanda Monteiro Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS02

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo discutir a respeito dos saberes que os professores detêm para trabalhar em creches. Para desenvolver este estudo, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, a qual foi realizada em três Centros Municipais de Educação Infantil de uma Rede Municipal de ensino do interior de São Paulo, envolvendo três professoras iniciantes que trabalhavam com crianças de zero a três anos. Realizaram-se observações de campo, registros em diário, análise documental e entrevista semiestruturada. Um ponto de vista em comum, entre as três professoras, refere-se aos saberes advindos da prática profissional e da troca de conhecimentos com professoras mais experientes, que se constituem enquanto as principais fontes de aprendizagem para a docência na educação infantil.

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Publicado

2016-07-14

Cómo citar

Voltarelli, M. A., & Monteiro, M. I. (2016). Aprendizagem da docência na educação infantil: os saberes de professoras de creches. Revista Diálogo Educacional, 16(50), 831–850. https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS02