Alegação para uma epistemologia de segunda ordem na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.AO02Resumo
No presente ensaio apresenta-se uma discussão sobre alguns dos problemas e fragilidades que, a juízo dos autores, apresenta hoje a área de formação de professores. O texto foi elaborado a partir de uma pesquisa de terceiro grau; ou seja, por meio da revisão de estudos nacionais e internacionais que por sua vez tinham mapeado a situação da área. Ao mesmo tempo, o estado atual da área de formação docente julga-se desde uma epistemologia de segunda ordem, para tratar de visualizar quais seriam as limitações dos enfoques filosóficos da ciência moderna que permeiam esse campo, e como supera-los pela via do salto epistemológico. Chega-se à conclusão que uma das maneiras possíveis de superação das fragilidades identificadas seria avançar para um enfoque pluridisciplinar e interdisciplinar de tratamento dos objetos da pesquisa em formação de professores, junto a fundamentações teóricas de maior relevância e o passo a pesquisas teóricas e empíricas de maior consistência metodológica, o que permitiria a consolidação da área enquanto disciplina científica.Downloads
Referências
ANDRÉ, M. et al. Estado da Arte da Formação de Professores no Brasil. Educação & Sociedade , Ano XX, n. 68, p. 301-309, 1999. Disponível em: <http://www.scielo. br/pdf/es/v20n68/a15v2068.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2015.
ANDRÉ, M. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação Docente. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. v. 1, n. 1, p. 1-12, 2009. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/1/7/1>. Acesso em 1 dez. 2015.
ANDRÉ, M. Formação de professores no Brasil (1990-1998) . Brasília: MEC/Inep/ Comped, 2002. (Série estado do conhecimento, 6).
ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos.
Educação & Sociedade , v. 33, n. 3, p. 174-181, 2010. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075/5719>. Acesso em: 1 dez. 2015.
AQUINO, O. F.; BORGES, M. C. Políticas públicas, formação de professores e didática: resultados de uma triangulação. Inter-ação (UFG. Online), v. 39, p. 199- 214, 2014. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/18756/16362>. Acesso em: 10 out. 2014.
BOLÍVAR, A. La identidad profesional del profesorado de secundaria : crisis y reconstrucción. Málaga, España: Ediciones Algibe, 2006.
BRZEZINSKI, I. Formação de profissionais da educação (1997-2002) . Brasília: Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. (Série estado do conhecimento, 10).
DALBEN, Â. I. L. F. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
GATTI, B. A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista brasileira de formação de professores — RBFP , v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: <http://s5a2fd2a49624f65c.jimcontent.com/download/version/1363701082/module/6300835483/name/Forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20professores%20(condi%C3%A7%C3%B5es%20e%20problemas%20atuais>. Acesso em: 1 jan. 2015.
GATTI, B. A.; BARRETO, E.; ANDRÉ, M. Políticas docentes no Brasil: um estado da
arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GATTI, B. A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo.
Cadernos de Pesquisa , n. 113, p. 65-81, jul. 2001. Disponível em: <http://www.uneb.br/gestec/files/2011/10/Implica%C3%A7%C3%B5es-eperspectivas-da-pesquisa-educacional-no-Brasil-contempor%C3%A2neoa04n1131.pdf>. Acesso em: 1 jan. 2015.
GOUVEIA, A. J. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 1, p. 1-48, jul. 1971. Disponível em: <http://www.uneb.br/gestec/files/2011/10/Implica%C3%A7%C3%B5es-e-perspectivasda-pesquisa-educacional-no-Brasilcontempor%C3%A2neo-a04n1131.pdf>. Acesso em: 1 jan. 2015.
GOUVEIA, A. J. A pesquisa sobre educação no Brasil: desde 1970 para cá. Cadernos de Pesquisa, n. 19, p. 75-79, dez. 1976. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/360.pdf>. Acesso em: 1 jan. 2015.
GOUVEIA, A. J. Algumas reflexões sobre a pesquisa educacional no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 86, n. 213-214, p. 143-146, dez. 2005. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/67/69>. Acesso em: 1 jan. 2015.
LIBÂNEO, J. C. Panorama do ensino da Didática, das metodologias específicas e das disciplinas conexas nos cursos de Pedagogia: repercussões na qualidade da formação profissional. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Valdés Puentes (orgs.) Panorama da Didática : ensino, prática e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2011. p. 11-50. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MARCELO GARCIA, C. Pesquisa sobre a formação de professores. O conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação , n. 9. p. 51-75, 1997. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/242399143_Pesquisa_sobre_a_formao_de_professores_O_conhecimento_sobre_aprender_a_ensinar>. Acesso em: 3 jan. 2015.
MELLO, G. N. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa , n. 46, p. 67–72, ago. 1983. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/579.pdf>. Acesso em: 3 jan.2015.
NICOLESCU, B. La transdisciplinariedad . Manifiesto. Trad. Norma Núñez-Dentin; Gérard Dentin. [s.l.]: Ediciones Du Rocher, 2006.
OLIVEIRA, Maria Rita. 20 Anos de ENDIPE. In: CANDAU, V. (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 161-176.
QUEIROZ, V. R. F. A formação de professores nas pesquisas nacionais e estrangeiras: tendências e desafios. Inter-Ação , v. 38, n. 1, 2013. Disponível em: . Acesso em: 5 jan. 2015.
RAMALHO, B. L; NÚÑEZ, I. B.; PRADA, L. E. A. A pesquisa sobre a formação de professores nos programas de pós-graduação em educação : o caso do ano 2000. p. 1–15, 2000. Disponível em: <http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/observatorio/uploads/publicacoes/artigos_05022013075924.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2012.
ROMANOWSKI, J. P. Apontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate. Revista Diálogo Educacional , v. 12, n. 37, p. 905-924, 2012. Disponível em: < http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=7210>. Acesso em: 2 fev. 2012.
ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O. Reformulação dos cursos de licenciatura no Brasil. In: XVII ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Fortaleza, CE, 2014. p. 1-15.
SOARES, Magda. 20 Anos de ENDIPE. In: CANDAU, Vera. (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 177-192.
SOTOLONGO CODINA, P. L.; DELGADO DÍAZ, Carlos Jesús. La revolución contemporânea del saber y la complejidad social : hacia unas ciencias sociales de nuevo tipo. 1a. ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO, 2006.
ZEICHNER, Kenneth M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente , v. 1, n. 1. p. 13-40, 2009. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/1/8/1>. Acesso em: 2 fev. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.