Alegação para uma epistemologia de segunda ordem na formação de professores

Autores/as

  • Orlando Fernández Aquino Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, MG
  • Alberto Matías González Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, MG

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.AO02

Resumen

No presente ensaio apresenta-se uma discussão sobre alguns dos problemas e fragilidades que, a juízo dos autores, apresenta hoje a área de formação de professores. O texto foi elaborado a partir de uma pesquisa de terceiro grau; ou seja, por meio da revisão de estudos nacionais e internacionais que por sua vez tinham mapeado a situação da área. Ao mesmo tempo, o estado atual da área de formação docente julga-se desde uma epistemologia de segunda ordem, para tratar de visualizar quais seriam as limitações dos enfoques filosóficos da ciência moderna que permeiam esse campo, e como supera-los pela via do salto epistemológico. Chega-se à conclusão que uma das maneiras possíveis de superação das fragilidades identificadas seria avançar para um enfoque pluridisciplinar e interdisciplinar de tratamento dos objetos da pesquisa em formação de professores, junto a fundamentações teóricas de maior relevância e o passo a pesquisas teóricas e empíricas de maior consistência metodológica, o que permitiria a consolidação da área enquanto disciplina científica.

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Publicado

2016-07-14

Cómo citar

Fernández Aquino, O., & Matías González, A. (2016). Alegação para uma epistemologia de segunda ordem na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, 16(50), 1053–1076. https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.AO02