Políticas Curriculares para a Educação Infantil

influências globais e traduções locais no Brasil e Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS06

Palavras-chave:

Educação Infantil, Políticas Curriculares, Organismos Internacionais, Globalização, Base Nacional Comum Curricular, Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar

Resumo

Este estudo analisa a influência de organismos internacionais nas políticas curriculares da Educação Infantil no Brasil e em Portugal, investigando como as diretrizes globais são interpretadas e recontextualizadas na construção de currículos nacionais. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e articulada à análise documental das políticas curriculares nacionais dos dois países — a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE) — fundamentada no Ciclo de Políticas de Ball (2011, 2022), e atenta às especificidades históricas, políticas e econômicas de cada contexto. Os resultados revelam que, embora compartilhem trajetórias históricas convergentes, Brasil e Portugal diferem quanto ao grau de autonomia na elaboração de políticas educativas. Observa-se uma crescente articulação entre as políticas curriculares com diretrizes internacionais, com ênfase no desenvolvimento de competências, padronização curricular e alinhamento às demandas do mercado global. O estudo contribui para o debate sobre formulação de políticas educacionais ao destacar as contradições da BNCC, a persistente fragmentação da Educação Infantil e a necessidade de fortalecer perspectivas democráticas e culturalmente situadas, capazes de resistir às pressões homogeneizadoras do capitalismo global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Daniela Neto Oliveira Peixer, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (PPGE-IFC). Como parte da formação, participou do Programa de Mobilidade Estudantil Internacional em Portugal, onde cursou a disciplina "Observação e Práticas Educativas na Primeira Infância", aprofundando-se em metodologias pedagógicas e práticas educativas em contextos internacionais. É graduada em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense (2016) e possui Bacharelado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Além disso, possui especializações em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em Educação Infantil e Anos Iniciais, e em Gestão Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Educacional pela Faculdade UNINA (PR). Atua como Professora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Balneário Camboriú e como Monitora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Camboriú. Anteriormente, exerceu a função de Assessora Técnica na Secretaria Municipal de Educação de Camboriú (2019), onde coordenou o projeto "Aperfeiçoando Saberes" entre 2021 e 2022. Sua experiência em gestão educacional inclui também a participação como membro do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (2021) e do Conselho Municipal de Educação de Camboriú (2021). Na área de pesquisa, é membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (GEPEFOPPE), focando sua atuação na linha de pesquisa "Infância(s), Educação e Sociabilidades". Suas principais áreas de interesse e atuação incluem Educação Infantil, com ênfase em formação continuada de professores, currículo e políticas educacionais. Atualmente atua como membro da Diretoria de Ensino da Educação Infantil do municipio de Camboriú. 

Roseli Nazário, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB, 1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC, 2002) e doutorado em Educação nesta mesma Universidade, na linha Ensino e Formação de Educadores (EFE - PPGE/UFSC, 2014), com aprofundamento em Estudos da Infância na Universidade do Minho, Braga-PT (UMinho, 2012/2013). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Porto, Porto-PT (UPorto 2021/2022). É professora titular do Instituto Federal Catarinense (IFC campus Camboriú), atuando na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (PPGE-IFC), Programa este em que também é professora. Ainda atua como professora no Curso de Pedagogia desta mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Superior e formação continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e infância; políticas públicas para a infância; educação infantil; formação de professores; acolhimento institucional. Coordenou o eixo Educação e Infância, da ANPEd-SUL (2022-2024). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Primeira Infância (NUPEIN) e o Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância (GEPEI), ambos vinculados ao Centro de Ciências da Educação da UFSC, e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos, do IFC. Compõe a comissão executiva do Fórum Regional de Educação Infantil da Foz do Rio Itajaí (FREIFOZ) e do Fórum Catarinense de Educação Infantil (FCEI).

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Peixer, D. N. O., & Nazário, R. (2025). Políticas Curriculares para a Educação Infantil: influências globais e traduções locais no Brasil e Portugal. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1808–1823. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS06