Curricular Policies for Early Childhood Education

Global Influences and Local Translations in Brazil and Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS06EN

Palavras-chave:

Early Childhood Education, Curriculum Policies, International Organizations, Globalization, Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Resumo

This study analyzes the influence of international organizations on Early Childhood Education curriculum policies in Brazil and Portugal, investigating how global guidelines are interpreted and recontextualized in the construction of national curricula. The research adopts a qualitative approach, bibliographic in nature and articulated with documentary analysis of the national curriculum policies of both countries — the National Common Curricular Base (BNCC) and the Curricular Guidelines for Preschool Education (OCEPE) — grounded in Ball's Policy Cycle (2011, 2022), and attentive to the historical, political, and economic specificities of each context. The results reveal that, although they share converging historical trajectories, Brazil and Portugal differ in their degree of autonomy in the elaboration of educational policies. A growing articulation between curriculum policies and international guidelines is observed, with emphasis on skills development, curriculum standardization, and alignment with global market demands. The study contributes to the debate on educational policy formulation by highlighting the contradictions of the BNCC, the persistent fragmentation of Early Childhood Education, and the need to strengthen democratic and culturally situated perspectives capable of resisting the homogenizing pressures of global capitalism.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Tradução

Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Políticas Curriculares para a Educação Infantil

Biografia do Autor

Daniela Neto Oliveira Peixer, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (PPGE-IFC). Como parte da formação, participou do Programa de Mobilidade Estudantil Internacional em Portugal, onde cursou a disciplina "Observação e Práticas Educativas na Primeira Infância", aprofundando-se em metodologias pedagógicas e práticas educativas em contextos internacionais. É graduada em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense (2016) e possui Bacharelado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Além disso, possui especializações em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em Educação Infantil e Anos Iniciais, e em Gestão Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Educacional pela Faculdade UNINA (PR). Atua como Professora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Balneário Camboriú e como Monitora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Camboriú. Anteriormente, exerceu a função de Assessora Técnica na Secretaria Municipal de Educação de Camboriú (2019), onde coordenou o projeto "Aperfeiçoando Saberes" entre 2021 e 2022. Sua experiência em gestão educacional inclui também a participação como membro do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (2021) e do Conselho Municipal de Educação de Camboriú (2021). Na área de pesquisa, é membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (GEPEFOPPE), focando sua atuação na linha de pesquisa "Infância(s), Educação e Sociabilidades". Suas principais áreas de interesse e atuação incluem Educação Infantil, com ênfase em formação continuada de professores, currículo e políticas educacionais. Atualmente atua como membro da Diretoria de Ensino da Educação Infantil do municipio de Camboriú. 

Roseli Nazário, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB, 1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC, 2002) e doutorado em Educação nesta mesma Universidade, na linha Ensino e Formação de Educadores (EFE - PPGE/UFSC, 2014), com aprofundamento em Estudos da Infância na Universidade do Minho, Braga-PT (UMinho, 2012/2013). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Porto, Porto-PT (UPorto 2021/2022). É professora titular do Instituto Federal Catarinense (IFC campus Camboriú), atuando na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (PPGE-IFC), Programa este em que também é professora. Ainda atua como professora no Curso de Pedagogia desta mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Superior e formação continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e infância; políticas públicas para a infância; educação infantil; formação de professores; acolhimento institucional. Coordenou o eixo Educação e Infância, da ANPEd-SUL (2022-2024). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Primeira Infância (NUPEIN) e o Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância (GEPEI), ambos vinculados ao Centro de Ciências da Educação da UFSC, e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos, do IFC. Compõe a comissão executiva do Fórum Regional de Educação Infantil da Foz do Rio Itajaí (FREIFOZ) e do Fórum Catarinense de Educação Infantil (FCEI).

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Peixer, D. N. O., & Nazário, R. (2025). Curricular Policies for Early Childhood Education: Global Influences and Local Translations in Brazil and Portugal. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1824–1838. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS06EN