Muros da Escola

pensamento e invenção na união entre escola, infância e filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS21

Palavras-chave:

Escola, Filosofia, Problematização, Michel Foucault

Resumo

O artigo problematiza a instituição escolar e algumas verdades que atravessam a seara educacional e produzem modos de ser e estar no mundo. Apresenta-se um estudo realizado no interior de um grupo de pesquisa, discutindo alguns dados produzidos na pesquisa em questão, a qual foi realizada com um grupo de crianças estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede pública de educação em uma cidade do Rio Grande do Sul. Valeu-se de problematizações filosóficas e de narrativas dos infantis como forma de compreender o modo que enxergam a escola e espreitar outras formas possíveis de pensar esse espaço. As ferramentas teórico-metodológicas utilizadas para a realização dessa análise foram o conceito de problematização de Michel Foucault e a Investigação Narrativa. Potencializando os modos de pensamento e inventividade infantil objetivou-se a criação de possibilidades outras por dentro do espaço escolar, buscando a elaboração inventiva de relações da criança com a escola.

Palavras-chave: Escola. Filosofia. Problematização. Michel Foucault.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Thalia Lopes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora da rede municipal de educação do município do Rio Grande- RS.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Pós-Doutorado em Filosofia pela Univeridad de Murcia/Espanha. Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsista Produtividade 1D do CNPq.

Gisele Ruiz Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Silva, T. L. da, Henning, P. C., & Silva, G. R. (2025). Muros da Escola: pensamento e invenção na união entre escola, infância e filosofia. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2199–2212. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS21