As estratégias para ler no processo de constituição do leitor cego no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO01

Palavras-chave:

Estratégias para ler, Estudante cego, Leitura, Ensino Superior

Resumo

Para que o acadêmico seja inserido no Ensino Superior, faz-se necessário que ele perceba a leitura como uma atividade de atribuição de significados que funda a aprendizagem. Nesse sentido, como qualquer outro estudante, o acadêmico cego também precisa sentir-se incluído no domínio discursivo acadêmico e essa inclusão é perpassada, em boa medida, pela sua formação como sujeito leitor. Logo, estabelecemos como objetivo central dessa pesquisa analisar a relação dos acadêmicos cegos com a leitura, descrevendo as estratégias para ler de que se utilizam para a compreensão textual. Para tanto, partimos do aporte teórico da Educação Inclusiva, para pensar as pessoas cegas no âmbito do Ensino Superior, da Linguística Textual e da Análise do Discurso para discutir a leitura a partir dessa perspectiva. Para o alcance dos objetivos, adotamos uma abordagem qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturada realizadas com quatro estudantes cegos identificados no Sistema de Gestão Discente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, lócus desta pesquisa. Nas entrevistas, os acadêmicos foram estimulados a narrar experiências leitoras no Ensino Superior, oferecendo o seu entendimento sobre a sua história de leitura nesse domínio discursivo. Os resultados demostram que o acadêmico cego se constitui leitor no Ensino Superior progressivamente a partir do uso massivo da tecnologia como estratégias para ler e o uso de estratégias de leitura que adota, como a recorrência da internet para alicerçar o conhecimento prévio na leitura.

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Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Kelly Alencar Froes Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes; especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português; mestre em Educação pela Unimontes; doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); Pesquisadora Institucional da Unimontes junto ao Ministério da Educação (MEC); professora efetiva do Departamento de Comunicação e Letras com experiência nas áreas de Linguística e avaliação da Educação Superior.

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006), Mestre (2008) e Doutora (2012) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros. Diretora e Editora da Editora Unimontes.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Fonseca, K. A. F., & Ribeiro, M. C. M. de A. (2025). As estratégias para ler no processo de constituição do leitor cego no Ensino Superior. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2226–2242. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO01