As estratégias para ler no processo de constituição do leitor cego no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO01Palavras-chave:
Estratégias para ler, Estudante cego, Leitura, Ensino SuperiorResumo
Para que o acadêmico seja inserido no Ensino Superior, faz-se necessário que ele perceba a leitura como uma atividade de atribuição de significados que funda a aprendizagem. Nesse sentido, como qualquer outro estudante, o acadêmico cego também precisa sentir-se incluído no domínio discursivo acadêmico e essa inclusão é perpassada, em boa medida, pela sua formação como sujeito leitor. Logo, estabelecemos como objetivo central dessa pesquisa analisar a relação dos acadêmicos cegos com a leitura, descrevendo as estratégias para ler de que se utilizam para a compreensão textual. Para tanto, partimos do aporte teórico da Educação Inclusiva, para pensar as pessoas cegas no âmbito do Ensino Superior, da Linguística Textual e da Análise do Discurso para discutir a leitura a partir dessa perspectiva. Para o alcance dos objetivos, adotamos uma abordagem qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturada realizadas com quatro estudantes cegos identificados no Sistema de Gestão Discente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, lócus desta pesquisa. Nas entrevistas, os acadêmicos foram estimulados a narrar experiências leitoras no Ensino Superior, oferecendo o seu entendimento sobre a sua história de leitura nesse domínio discursivo. Os resultados demostram que o acadêmico cego se constitui leitor no Ensino Superior progressivamente a partir do uso massivo da tecnologia como estratégias para ler e o uso de estratégias de leitura que adota, como a recorrência da internet para alicerçar o conhecimento prévio na leitura.
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