As estratégias para ler no processo de constituição do leitor cego no Ensino Superior

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO01

Mots-clés :

Estratégias para ler, Estudante cego, Leitura, Ensino Superior

Résumé

Para que o acadêmico seja inserido no Ensino Superior, faz-se necessário que ele perceba a leitura como uma atividade de atribuição de significados que funda a aprendizagem. Nesse sentido, como qualquer outro estudante, o acadêmico cego também precisa sentir-se incluído no domínio discursivo acadêmico e essa inclusão é perpassada, em boa medida, pela sua formação como sujeito leitor. Logo, estabelecemos como objetivo central dessa pesquisa analisar a relação dos acadêmicos cegos com a leitura, descrevendo as estratégias para ler de que se utilizam para a compreensão textual. Para tanto, partimos do aporte teórico da Educação Inclusiva, para pensar as pessoas cegas no âmbito do Ensino Superior, da Linguística Textual e da Análise do Discurso para discutir a leitura a partir dessa perspectiva. Para o alcance dos objetivos, adotamos uma abordagem qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturada realizadas com quatro estudantes cegos identificados no Sistema de Gestão Discente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, lócus desta pesquisa. Nas entrevistas, os acadêmicos foram estimulados a narrar experiências leitoras no Ensino Superior, oferecendo o seu entendimento sobre a sua história de leitura nesse domínio discursivo. Os resultados demostram que o acadêmico cego se constitui leitor no Ensino Superior progressivamente a partir do uso massivo da tecnologia como estratégias para ler e o uso de estratégias de leitura que adota, como a recorrência da internet para alicerçar o conhecimento prévio na leitura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Translations of this article

Bibliographies de l'auteur

Kelly Alencar Froes Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes; especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português; mestre em Educação pela Unimontes; doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); Pesquisadora Institucional da Unimontes junto ao Ministério da Educação (MEC); professora efetiva do Departamento de Comunicação e Letras com experiência nas áreas de Linguística e avaliação da Educação Superior.

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006), Mestre (2008) e Doutora (2012) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros. Diretora e Editora da Editora Unimontes.

Téléchargements

Publiée

2025-12-10

Comment citer

Fonseca, K. A. F., & Ribeiro, M. C. M. de A. (2025). As estratégias para ler no processo de constituição do leitor cego no Ensino Superior. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2226–2242. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO01