Desenhando currículos com a experiência da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS08

Palavras-chave:

Currículos, Infância, Tempo

Resumo

O trabalho discute a força educadora dos modos singulares pelos quais os currículos da educação infantil ocasionalmente se traçam, de maneira especial, quando acolhem as potências de diferenciação que compõem os processos de subjetivação do ser da infância. Desenvolve-se destacando como as modalidades distintivas de tempo, experimentadas pela infância nos referidos processos de subjetivação (principalmente, no que diz respeito ao tempo Kairós e ao tempo Aión), podem desenhar aberturas para produção de movimentos educadores mais pujantes. Como resultado destaca que apesar da tentativa capitalística de controlar as determinações espaço-temporais que conformam os currículos da educação infantil, tentando impor-lhes a predominância/exclusividade do tempo Chrónos e de espaços que predeterminam as possibilidades do movimento; tal vontade de poder não consegue nunca eliminar a coexistência e a potência educadora de temporalidades outras, não dominantes; aptas inclusive a (re) significar os sentidos instituídos dos espaços escolares. Nestes termos, conclui que a influência dos tempos Kairós e Aión - imanentes à singularidade da experiência subjetiva da infância - podem engendrar possibilidades para a composição de currículos mais abertos ao ato de criação de um novo, e não apenas à apropriação do mundo que já existe. O estudo se elabora baseando-se conceitualmente na leitura Deleuzeana de Baruch Spinoza e Henry Bergson, bem como no trabalho de Suely Rolnik e Felix Guattari.

Palavras-chave: Currículos. Infância. Tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Sammy Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-Doutor em Educação pelo PPGE-UFES, Professor Adjunto do Departamento de Estudos da Infância da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DEDI-FE-UERJ).

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Lopes, S. (2025). Desenhando currículos com a experiência da infância. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1861–1871. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS08