Caminhando ao lado das infâncias e produzindo currículos afropindorâmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS14

Palavras-chave:

Infâncias, Currículos, Insurgências, Caminhar ao lado, Conhecimentos afropindorâmicos.

Resumo

O presente artigo parte de um conjunto de pesquisas, abordando a relação entre infâncias e currículos antirracistas, buscando um mundo mais plural e coletivo. Metodologicamente, o trabalho se baseia na ideia de "caminhar ao lado" das infâncias, inspirada em xxx (2025) e Trinh T. Minh-ha (2015), o que significa uma parceria horizontal e a escuta das crianças para provocar mudanças curriculares. As teorizações baseiam-se em Conceição Evaristo, bell hooks, Nilma Lino Gomes e Negô Bispo, entre outros, problematizando a racialização das infâncias e a invisibilização de crianças negras e indígenas no currículo hegemônico, que historicamente tem operado como dispositivo de exclusão. Propõe-se a criação de currículos afropindorâmicos que acolham as vozes e epistemologias das infâncias racializadas, entendendo as crianças como sujeitos de direitos e saberes. Para isso, o currículo deve ser um espaço de criação coletiva, afeto e pertencimento, rompendo com sua neutralidade e intocabilidade. A luta por um currículo decolonial crítico antirracista implica em "desnudar" seus alicerces coloniais e suspeitar de narrativas hegemônicas que dissimulam a colonialidade do saber, do poder e do ser. À guisa de conclusão afirma-se que a infância, especialmente a negra e indígena, deve ser reconhecida como um território fértil de aprendizado mútuo, reencantamento do mundo e insurgência, capaz de perturbar as certezas e romper os pactos de silenciamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Educação do PROPED/UERJ, Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017) e Pedagogo pela Universidade Federal Fluminense. Realiza o Estágio de Pós Doutorado/CAPES/PROPED. Professor Permamente do Programa de Pós Graduaçao em Educaçao -UNESA e Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Educação - PROPED/UERJ. Integra a Associação de Pesquisadores em Educação (ANPED), na qual pertence o GT de currículo, a Associação de Pesquisadores Negros (ABPN), a Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Coordenador do Grupo de Pesquisa AYO Coletivo Docente e Conversações AfroCurriculares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, currículo, políticas curriculares, cotidiano, educação antirracista, educação das relações étnico-raciais; novas epistemologias. Coordena o centro de Estudos Africanizar os caminhos da Educação - projeto INEP

Luis Paulo Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Adjunto no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). Formado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Especialista em Relações Étnico-raciais e Educação: uma proposta de (re)construção do imaginário social pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/ RJ). Mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). Coordenador do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA (RE)IMAGINAÇÃO DA ESCOLA E DO FUTURO com as infâncias e juventudes (GEPRIF/CNPq). Membro do GT 14 (Sociologia da Educação) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e da Associação sobre Juventude Brasileira (Rede JUBRA). Também é bolsista no Programa de Incentivo à Produção Científica, técnica e artística (PROCIÊNCIA) no período 2022-2025. Atua como suplente no Conselho Universitário (CONSUN-UERJ) no biênio 2023-2025.Temas de interesse: sociologia e antropologia da educação; conhecimento e cultura escolar; vozes dos estudantes; políticas de futuridade; infância e juventude; relações étnico-raciais; etnografia em educação; alteridade; currículo/didática e diferença; práticas pedagógicas insurgentes.

Perseu Silva , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Docente EBTT do Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Pedro II (RJ). Doutor (2025) e Mestre (2019) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ), sob a orientação da Prof Rita Marisa Ribes Pereira. Integrante do Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea (GPICC). Membro do projeto de extensão Circularidades na Escola (UERJ/CPII). Também atua no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Colégio Pedro II (NEABI/CP2). É especialista em Educação Infantil formado pela Puc-Rio (2013). Possui Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Foi bolsista de apoio técnico (PROATEC/UERJ) em 2010 e, entre 2007 e 2009, foi bolsista de Iniciação Científica (IC/CNPq) no Laboratório Educação Imagem (UERJ), coordenado pela Prof Nilda Alves. É formado pelo curso de Formação de professores em nível médio pelo Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral (2004). Tem experiência na área de pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Infâncias, Questões Raciais, Culturas, Formação Docente, Práticas Educativas, Cotidianos, Currículos, Gêneros e Diversidade Sexual, Multimídias, Imagens e Narrativas.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Rodrigues, A., Borges, L. P., & Silva , P. (2025). Caminhando ao lado das infâncias e produzindo currículos afropindorâmicos. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2020–2033. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS14