Caminhando ao lado das infâncias e produzindo currículos afropindorâmicos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS14

Keywords:

Infâncias, Currículos, Insurgências, Caminhar ao lado, Conhecimentos afropindorâmicos.

Abstract

This article is based on a set of studies addressing the relationship between childhood and anti-racist curricula, seeking a more pluralistic and collective world. Methodologically, the work is based on the idea of “walking alongside” childhood, inspired by xxx (2025) and Trinh T. Minh-ha (2015), which means a horizontal partnership and listening to children to bring about curricular changes. The theorizations are based on Conceição Evaristo, bell hooks, Nilma Lino Gomes, and Negô Bispo, among others, problematizing the racialization of childhood and the invisibility of black and indigenous children in the hegemonic curriculum, which has historically operated as a device of exclusion. The creation of Afro-Pindoramic curricula is proposed, which welcome the voices and epistemologies of racialized childhoods, understanding children as subjects of rights and knowledge. For this, the curriculum must be a space for collective creation, affection, and belonging, breaking with its neutrality and untouchability. The struggle for a critical anti-racist decolonial curriculum involves “laying bare” its colonial foundations and questioning hegemonic narratives that conceal the coloniality of knowledge, power, and being. In conclusion, it is affirmed that childhood, especially black and indigenous childhood, must be recognized as a fertile territory for mutual learning, re-enchantment with the world, and insurgency, capable of disrupting certainties and breaking the pacts of silencing.

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Author Biographies

Allan Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Educação do PROPED/UERJ, Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017) e Pedagogo pela Universidade Federal Fluminense. Realiza o Estágio de Pós Doutorado/CAPES/PROPED. Professor Permamente do Programa de Pós Graduaçao em Educaçao -UNESA e Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Educação - PROPED/UERJ. Integra a Associação de Pesquisadores em Educação (ANPED), na qual pertence o GT de currículo, a Associação de Pesquisadores Negros (ABPN), a Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Coordenador do Grupo de Pesquisa AYO Coletivo Docente e Conversações AfroCurriculares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, currículo, políticas curriculares, cotidiano, educação antirracista, educação das relações étnico-raciais; novas epistemologias. Coordena o centro de Estudos Africanizar os caminhos da Educação - projeto INEP

Luis Paulo Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Adjunto no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). Formado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Especialista em Relações Étnico-raciais e Educação: uma proposta de (re)construção do imaginário social pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/ RJ). Mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). Coordenador do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA (RE)IMAGINAÇÃO DA ESCOLA E DO FUTURO com as infâncias e juventudes (GEPRIF/CNPq). Membro do GT 14 (Sociologia da Educação) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e da Associação sobre Juventude Brasileira (Rede JUBRA). Também é bolsista no Programa de Incentivo à Produção Científica, técnica e artística (PROCIÊNCIA) no período 2022-2025. Atua como suplente no Conselho Universitário (CONSUN-UERJ) no biênio 2023-2025.Temas de interesse: sociologia e antropologia da educação; conhecimento e cultura escolar; vozes dos estudantes; políticas de futuridade; infância e juventude; relações étnico-raciais; etnografia em educação; alteridade; currículo/didática e diferença; práticas pedagógicas insurgentes.

Perseu Silva , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Docente EBTT do Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Pedro II (RJ). Doutor (2025) e Mestre (2019) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ), sob a orientação da Prof Rita Marisa Ribes Pereira. Integrante do Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea (GPICC). Membro do projeto de extensão Circularidades na Escola (UERJ/CPII). Também atua no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Colégio Pedro II (NEABI/CP2). É especialista em Educação Infantil formado pela Puc-Rio (2013). Possui Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Foi bolsista de apoio técnico (PROATEC/UERJ) em 2010 e, entre 2007 e 2009, foi bolsista de Iniciação Científica (IC/CNPq) no Laboratório Educação Imagem (UERJ), coordenado pela Prof Nilda Alves. É formado pelo curso de Formação de professores em nível médio pelo Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral (2004). Tem experiência na área de pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Infâncias, Questões Raciais, Culturas, Formação Docente, Práticas Educativas, Cotidianos, Currículos, Gêneros e Diversidade Sexual, Multimídias, Imagens e Narrativas.

Published

2025-12-10

How to Cite

Rodrigues, A., Borges, L. P., & Silva , P. (2025). Caminhando ao lado das infâncias e produzindo currículos afropindorâmicos. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2020–2033. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS14