A Metodologia Metacognitiva na metaformação com estudantes universitários do Brasil e de Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO04

Palavras-chave:

Metodologia Metacognitiva, Metaformação, Internacionalização, Estudantes Universitários

Resumo

Este artigo apresenta a estrutura da primeira parte do programa de metaformação desenvolvido, no formato online, para estudantes universitários do Brasil e de Portugal, cujo objetivo foi fomentar a internacionalização da metodologia metacognitiva em programas de formação. O programa de metaformação foi constuído voltado ao desenvolvimento de estratégias metacognitivas que promovam a ampliação da autonomia, a cooperação social e a compreensão da diversidade humana.  Apresentamos a primeira etapa do processo da metaformação, que abrangeu sete encontros semanais, no 2º semestre de 2023, com duração de uma hora e meia cada, envolvendo temas escolhidos a partir da realidade dos estudantes universitários dos dois países. A escolha por esta metodologia provoca o olhar do estudante para si, na tomada de consciência, regulação e transformação do próprio processo de aprendizagem. Os resultados indicam que a metodologia metacognitiva oportuniza o desenvolvimento das estratégias metacognitivas, levando o estudante em direção ao aprender a aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Licenciatura em Pedagogia (PUC-PR); Mestre em Educação (PUC-PR); Doutora em Educação - (Universidade Complutense de Madrid). Professora do Programa Stricto Sensu em Educação da PUC-PR.

Doris Beraldo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Bacharelado em Fonoaudiologia (PUC-PR); Mestre em M´úsica (UFPR); Doutoranda em Educação (PUC-PR); Professora da PUC-PR e da UNESPAR

Giovani de Paula Batista, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Licenciatura em Educação Física (PUC-PR), Mestrado em Educação (PUC-PR) e Doutorado em Educação (PUC-PR). Professor da rede estadual de Educação do Paraná.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Portilho, E. M. L., Beraldo, D., & Batista, G. de P. (2025). A Metodologia Metacognitiva na metaformação com estudantes universitários do Brasil e de Portugal . Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2335–2346. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO04