A Metodologia Metacognitiva na metaformação com estudantes universitários do Brasil e de Portugal

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO04

Mots-clés :

Metodologia Metacognitiva, Metaformação, Internacionalização, Estudantes Universitários

Résumé

Este artigo apresenta a estrutura da primeira parte do programa de metaformação desenvolvido, no formato online, para estudantes universitários do Brasil e de Portugal, cujo objetivo foi fomentar a internacionalização da metodologia metacognitiva em programas de formação. O programa de metaformação foi constuído voltado ao desenvolvimento de estratégias metacognitivas que promovam a ampliação da autonomia, a cooperação social e a compreensão da diversidade humana.  Apresentamos a primeira etapa do processo da metaformação, que abrangeu sete encontros semanais, no 2º semestre de 2023, com duração de uma hora e meia cada, envolvendo temas escolhidos a partir da realidade dos estudantes universitários dos dois países. A escolha por esta metodologia provoca o olhar do estudante para si, na tomada de consciência, regulação e transformação do próprio processo de aprendizagem. Os resultados indicam que a metodologia metacognitiva oportuniza o desenvolvimento das estratégias metacognitivas, levando o estudante em direção ao aprender a aprender.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Translations of this article

Bibliographies de l'auteur

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Licenciatura em Pedagogia (PUC-PR); Mestre em Educação (PUC-PR); Doutora em Educação - (Universidade Complutense de Madrid). Professora do Programa Stricto Sensu em Educação da PUC-PR.

Doris Beraldo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Bacharelado em Fonoaudiologia (PUC-PR); Mestre em M´úsica (UFPR); Doutoranda em Educação (PUC-PR); Professora da PUC-PR e da UNESPAR

Giovani de Paula Batista, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Licenciatura em Educação Física (PUC-PR), Mestrado em Educação (PUC-PR) e Doutorado em Educação (PUC-PR). Professor da rede estadual de Educação do Paraná.

Téléchargements

Publiée

2025-12-10

Comment citer

Portilho, E. M. L., Beraldo, D., & Batista, G. de P. (2025). A Metodologia Metacognitiva na metaformação com estudantes universitários do Brasil e de Portugal . Revista Diálogo Educacional, 25(87), 2335–2346. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO04